Os lipídios simples ou ternários são compostos apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Já os lipídios complexos ou compostos, além de possuírem os átomos presentes nos lipídios simples, apresentam átomos de outros elementos, como o fósforo.
Conhecidos como gorduras e óleos Os lipídios, identificados como gorduras, são moléculas orgânicas geradas a partir da associação entre ácidos graxos e um álcool. Esses compostos são formados, essencialmente, por átomos de hidrogênio, carbono e oxigênio, mas também podem conter fósforo, nitrogênio e enxofre.
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos: - Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios. ... Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
b) serem componentes da membrana.
Os triglicerídeos são os óleos e gorduras que podem ser de origem vegetal ou animal. Eles diferenciam-se pelo seguinte: ... - óleos animais: de capivara, de fígado, de bacalhau e de tubarão, de baleia e de tartaruga; - óleos vegetais: de oliva (azeite), milho, soja, amendoim, canola, linhaça e girassol.
Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol. Triglicerídeos, também denominados triglicérides ou triésteres, são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica éster (R_COO_R).
Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia.
As gorduras insaturadas, quando consumidas na medida certa, podem ajudar a reduzir níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas, por isso a fama de gordura boa. Esse tipo de gordura também pode ajudar a regular a os níveis de insulina e as funções hormonais.