É importante saber a principal atuação de cada hormônio nesse momento:
O leite em pó é feito a partir da desidratação do leite. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-no evaporar num processo lento, que mantém as proteínas do produto. ... Durante essa etapa evapora-se até 50% da água, e o leite fica pastoso.
O leite é produzido pelas glândulas mamárias das vacas, que recebem também o nome de úbere. Tais glândulas são compostas por um grande número de células responsáveis pela secreção do leite.
Entende-se por iogurte, segundo RIISPOA, o produto obtido pela fermentação láctea através da ação de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado. É um produto fermentado do leite com um sabor ligeiramente azedo.
Após cair na corrente sangüínea, a prolactina chega aos alvéolos mamários, células localizadas no interior dos seios que se parecem com pequenos cachos de uva. É lá que o leite é produzido.
O estímulo constante da sucção do bebê no peito faz com que a mulher libere maiores quantidades do hormônio prolactina -que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias.
12 dicas para aumentar a produção do leite materno
Quais são os truques para ter leite após a cesárea?
Poucas mães têm dificuldade em produzir leite materno suficiente devido a motivos médicos, como: Perda de sangue excessiva (mais de 500 ml) durante o parto ou retenção de fragmentos da placenta podem atrasar a descida do leite (que geralmente ocorre cerca de três dias após o parto).
Em geral, após um parto normal, a descida do leite (apojadura) se faz entre 48 e 72 horas, tempo necessário para que o mecanismo hormonal, propiciado pela sucção, promova o aumento harmônico da prolactina e da ocitocina. Até então, o bebê suga e se abastece com o colostro.
Leite empedrado O leite empedrado, ocorre quando o leite materno não sai, pois o ducto da mama está entupido e, a mulher sente um nódulo na mama, como se fosse um caroço, tendo a pele avermelhada nesse local e muita dor.
O bebê demorou 4 dias para pegar o peito, o que ainda é considerado normal – a descida do leite pode levar de 3 a 5 dias.
Um dos sinais de que o leite está descendo é quando os seios ficam mais cheios e firmes. Esse inchaço não é provocado apenas pela maior quantidade de leite, mas também pelo maior fluxo de sangue e líquido linfático no tecido mamário.
Apojadura é o preparo da mama para a produção de leite que, geralmente, acontece até cinco dias após o parto.
Depois de se preparar, ofereça o peito a seu filho quando ele quiser – a sucção dele é um ótimo remédio para aliviar a apojadura. Importante: não use compressas quentes ou banho quente, e entre de costas debaixo do chuveiro, para evitar a vasodilatação e aumentar o engurgitamento e a dor.
A especialista em amamentação Simone de Carvalho explica que, em caso de parto normal, o leite tende a demorar de 48h a 72 horas para descer. No caso de cesárea, principalmente, eletiva (agendada) tende a demorar um pouco mais.
Dicas para aliviar o ingurgitamento2
Tratamento caseiro para o leite empedrado
O leite empedrado, também chamado de ingurgitamento mamário, é causado pelo esvaziamento incompleto das mamas, o que leva à inflamação das glândulas mamárias e a sintomas como mamas muito cheias e duras, desconforto nas mamas e extravasamento de leite.
Como Saber se o Leite Materno Está Sustentando o Bebê?