platelmintos
Outros animais, em sua fase embrionária, são constituídos por três camadas de células, derivadas da ectoderme, da endoderme e da mesoderme. São os chamados triblásticos (ou triploblásticos), como, por exemplo, os vermes, os moluscos, os artrópodes, os equinodermos e os cordados.
Os tecidos que formam o celoma permitem que os órgãos do animal sustentem-se nessa cavidade. O líquido presente na cavidade, além de proteger os órgãos internos de impactos, funciona como um esqueleto hidrostático em alguns invertebrados. Além disso, pode servir para a circulação de nutrientes e outras substâncias.
Os animais que possuem dois folhetos germinativos (ectoderme e endoderme) são chamados de diblásticos, é o caso dos cnidários. Já os animais que possuem três folhetos (ectoderme, endoderme e mesoderme) são chamados de triblásticos, é o caso dos cordados.
Triploblástico é uma designação para os animais que apresentam um terceiro folheto embrionário denominado mesoderme que se forma na gastrulação, originando os tecidos dos sistemas muscular e circulatório, das glândulas endócrinas e gônadas, em contraposição com os diblásticos, que só apresentam ectoderme e endoderme.
Os ANELÍDEOS: · Celomados; Simetria bilateral; triblástico; protostômio; Sistema digestivo completo ( boca e anus ); Sistema nervoso ganglionar – ventral; Sistema excretor com nefrídeos.
São chamados de diblásticos os animais que apresentam apenas dois folhetos: endoderma e ectoderma. São exemplos os cnidários (corais e medusas). Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma.
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. ... Sua notocorda é substituída pela coluna vertebral no estágio embrionário, sendo os peixes-bruxas a única exceção.
Os cordados, primordialmente, tem uma característica muito importante: eles possuem vertebrados. Os outros são invertebrados. Também apresentam o desenvolvimento da Notocorda durante a fase da Gástrula do embrião. São as duas características que mais os distinguem dos outros grupos.