A infecção de garganta é causada por Streptococcus pyogenes do grupo A. São cocos gram-positivas pertencentes a família Streptococcaceae e ao gênero Streptococcus. Trata-se de bactérias β-hemolíticas, anaeróbicas facultativas, não produtoras de catalase e de citocromo-oxidase.
As principais doenças relacionadas com o Streptococcus pyogenes são as inflamações da garganta, como a amigdalite e a faringite, e que quando não tratadas corretamente podem favorecer o espalhamento da bactéria para outros locais do corpo, o que pode levar ao aparecimento de doenças mais graves, como a Febre reumática ...
Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.
Classificação dos estreptococos em grupos de A a S, pela extração do polissacárido parietal e determinação por reação imunológica de precipitação.
Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).
Laboratorialmente, a identificação dessa bactéria é feita por meio de testes, sendo o principal o teste da coagulase, que diferencia o S. epidermidis do Staphylococcus aureus. O S.
O que é? Estafilococos são microrganismos Gram-positivos aeróbios. Staphylococcus aureus é o mais patogênico; em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite. Na maioria das vezes, provoca a formação de abscesso diagnóstico é por coloração de Gram e cultura.
As infecções por Estafilococos aureus são tratadas classicamente com derivados da penicilina, como a Oxacilina, Cefazolina e Cefalotina. Infecções restritas a pele podem ser tratadas com antibióticos por via oral. Infecções mais graves devem ser tratadas com internação hospitalar e antibióticos venosos.
A maioria das doenças por estafilococos ocorre com invasão direta do tecido e causa infecções cutâneas e de tecidos moles, pneumonia, endocardite ou osteomielite. Algumas cepas produzem uma toxina que pode provocar síndrome do choque tóxico, síndrome da pele escaldada ou intoxicação alimentar.