Os principais são: a floresta amazônica no norte, a mata dos cocais no meio-norte, a mata atlântica desde o nordeste até o sul, a mata das araucárias (mata dos pinhais) no sul, a caatinga no nordeste, o cerrado no centro, o pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e ...
Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, a maior parte do Brasil situa-se em zonas de latitudes baixas, nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.
A existência dessas diferentes zonas se dão pelo fato de cada parte do planeta receber influência diferente do sol, a zonas tropicais por exemplo recebem bem mais energia solar por isso são mais quentes, as zonas polares recebem menos energia solar e por isso são mais frias.
Apenas quatro paralelos delimitam as zonas climáticas do planeta: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
Faixas climáticas de médias latitudes: as temperaturas médias permanecem em torno de 10ºC, podendo atingir até 20ºC, as massas que exercem influência são polares e equatoriais/tropicais. ... Clima das altas montanhas: Nesses lugares as temperaturas não estão ligadas com a latitude diretamente, mas sim com a altitude.