EQST

Quais So As Principais Contas Do Balanço Patrimonial E O Que Significam?

Quais são as principais contas do Balanço Patrimonial e o que significam?

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.

Quais são as contas do Balanço Patrimonial?

As contas são classificadas em: Contas PatrimoniaisSão os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Quais são as contas patrimoniais?

Para isso, existem três contas patrimoniais principais: Ativo. Passivo. Patrimônio Líquido.

Como fazer o cálculo do Balanço Patrimonial?

E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.

Como as contas devem ser classificadas no Balanço Patrimonial?

As contas no Balanço Patrimonial devem ser incluídas por seu tamanho, natureza ou função de um item e serão classificadas de acordo com os elementos do patrimônio que a registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira e patrimonial da entidade.

Quais as contas do PL?

Segundo a legislação brasileira, conforme a Lei 6404/76, as contas do Patrimônio Líquido são as seguintes:
  • Capital social;
  • Reservas de Lucros e de Capital;
  • Ações em tesouraria;
  • Ajustes de avaliação patrimonial;
  • Patrimônio Líquido Negativo.
22 de jan. de 2018

Quais são as contas devedoras?

Contas estáveis devedoras: são as que apresentam sempre saldo devedor. Exemplos: Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Despesas, etc. Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

Qual a importância das contas patrimoniais?

A principal utilidade dessa peça contábil é demonstrar a situação financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado período. Ele é considerado uma das demonstrações mais importantes que a contabilidade fornece à gestão e administração de uma empresa.

Qual é a estrutura do balanço patrimonial?

A Estrutura do Balanço Patrimonial ou Contábil O Balanço Patrimonial é composto por, basicamente, três informações principais: ativos, passivos e patrimônio líquido. Como falado anteriormente, o Balanço funciona como a razonete: do lado esquerdo, os bens e direitos (ativos); do outro, as obrigações (passivos).

Como fazer a leitura de um balanço?

Como calcular no balanço Os dados do patrimônio líquido são colocados do lado direito, junto com os passivos. Sendo assim, o resultados entre bens e direitos e as obrigações será sempre zero. Ou seja, caso os ativos superem os passivos, a diferença é divida entre os sócios dentro do patrimônio líquido.

Como podemos classificar as contas na contabilidade?

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.

Quais as contas que compõem o patrimônio líquido?

Se trata do valor de diferença entre valores do ativo e passivo da entidade. Para descobri-lo, basta levar em consideração o capital social, lucros acumulados, fluxo de caixa, entre outros. Simplificando um pouco, o patrimônio líquido é o resultado da diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade.

O que é o grupo de contas?

O grupo de contas do ativo registra bens e direitos e divide-se em subgrupos: ativo circulante, realizável à longo prazo e ativo não circulante, onde deverá constar o elenco das contas propriamente ditas, valendo-se disso, Ribeiro (2005, p.

Quais são as contas credoras e devedoras?

Contas estáveis devedoras: são as que apresentam sempre saldo devedor. Exemplos: Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Despesas, etc. Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

São exemplos de contas de natureza credora?

As Contas estáveis credoras, normalmente, são classificadas no Passivo, no Patrimônio Líquido e nas Receitas, como, por exemplo, Contas a Pagar, Empréstimos Bancários, Impostos a Recolher, Capital Social Integralizado, Receita de Venda de Mercadorias, Juros Ativos e Receitas de Aluguel.