A rota secretora e seus componentes Esta rota envolve duas organelas principais. A primeira é o retículo endoplasmático, e a segunda, é o complexo de Golgi (Fig. 1). O complexo de Golgi, além de ser uma organela biossintética, funciona como uma importante estação de endereçamento de substâncias que por ela passam.
Via biossintética nada mais é do que a via da qual aquele composto foi sintetizado. ... A via biossintética, também denominada de via biossintética secretora é composta pelo retículo endoplasmático, pelo Complexo de Golgi e por vesículas de secreção.
Peptídeo sinal é uma sequência que possui entre 15 e 30 aminoácidos geralmente localizada na região N-terminal de proteínas.. A sequência do peptídeo sinal tem por função marcar as proteínas que serão exportadas para determinados locais, como por exemplo, o ambiente extracelular. ...
Os ribossomos são os locais de síntese proteica na célula. A maioria dos retículos endoplasmáticos encontrados nas células é retículo endoplasmático áspera. Devido à sua afiliação com os ribossomos, a função geral do ER bruto é isolar e transportar as proteínas que foram construídas nos ribossomos.
A glicosilação - adição de resíduos de açúcar a uma proteína - no retículo endoplasmático granuloso é mediada por enzimas presentes no lúmen reticular e ocorre de forma co-traducional, ou seja, durante a síntese da proteína pelos ribossomos aderidos à membrana reticular.
Em primeiro lugar, as glicosilações são importantes para a estabilização da estrutura de várias proteínas, alterando a polaridade e a solubilidade das mesmas, por exemplo. Além disso, o padrão de glicosilação atua como marcador do destino da proteína, ou até para a marcação para degradação de proteínas malformadas.
Função das glicoproteínas Podem ter função estrutural, enzimática, lubrificante transportadora e hormonal. Podem ser elementos importantes na composição química das células. Vários hormônios são formados por glicoproteínas.
São moléculas compostas que formam a estrutura das células, e se encontram unidas à membrana das células e à matriz extracelular. Tem diversas funções no tecido tegumentário (pele, anexos, cartilagem) e têm especial relevância os localizados na parte da pele que se encontra em contacto com o exterior.