EQST

Quais So As Emergncias Oncolgicas?

Quais são as emergências oncológicas?

Emergências oncológicas são condições agudas causadas pelo câncer, ou por seu tratamento, que requerem rápida intervenção, já que envolvem risco de vida iminente ou risco de dano grave permanente1.

Como devemos conduzir uma emergência oncológica?

A primeira é buscar um pronto-socorro. Afinal, o surgimento de sintomas que fogem ao controle do paciente oncológico devem ser tratados para que não evoluam para um quadro pior.

Quais os principais objetivos das emergências oncológicas?

Caracteriza-se uma emergência oncológica como uma condição aguda causada pelo câncer ou seu tratamento, necessitando de rápida intervenção, com o fito de evitar a morte ou dano permanente 12.

Quais as principais intercorrências para pacientes oncológicos?

Obstrução de vias aéreas, ansiedade, broncoespasmo, hipoxemia, presença de líquido nas áreas ao redor do coração ou dos pulmões, pneumonia, pneumonite de radiação, anemia e ansiedade. Eis algumas das causas mais comuns da falta de ar (dispneia) nos pacientes oncológicos.

O que é Síndrome da veia cava superior?

Síndrome da veia cava superior é um grupo de sintomas causados pelo bloqueio parcial da veia cava superior, uma veia grande que transporta o sangue da cabeça, pescoço, peito e braços para o coração. Na maioria dos casos, a síndrome é causada pelo câncer.

O que é síndrome de lise tumoral?

INTRODUÇÃO: A síndrome da lise tumoral (SLT) é uma emergência oncológica que é associada com número cada vez maior de tipos de câncer. Caracteriza-se por um conjunto de manifestações clínicas resultantes da destruição maciça de células malignas, com consequente liberação do seu conteúdo no espaço extracelular.

Quais os principais cuidados de enfermagem ao paciente oncológico?

Lave sempre as mãos com água e sabão antes e depois que cuidar do seu paciente. Retire anéis, pulseiras e relógios porque eles podem transmitir doenças ao paciente. Dê banhos regulares no paciente. Mantenha a casa limpa e arejada, principalmente o quarto do paciente.

O que causa a síndrome da veia cava superior?

Síndrome da veia cava superior é um grupo de sintomas causados pelo bloqueio parcial da veia cava superior, uma veia grande que transporta o sangue da cabeça, pescoço, peito e braços para o coração. Na maioria dos casos, a síndrome é causada pelo câncer.

Porque câncer da febre?

O câncer também pode provocar sinais e sintomas como febre, fadiga ou perda de peso. Isso pode ser devido a que as células cancerígenas utilizam a energia do organismo ou ainda, pode liberar substâncias que alteram a forma como o corpo produz energia a partir dos alimentos.

Quais são as sequelas da quimioterapia?

Os principais efeitos tardios causados pelo tratamento do câncer são:
  • Sequelas cirúrgicas. ...
  • Problemas cardíacos. ...
  • Problemas pulmonares. ...
  • Problemas no sistema endócrino. ...
  • Problemas ósseos, articulações e tecidos moles. ...
  • Problemas com nervos, medula óssea e cérebro. ...
  • Dificuldade de aprendizagem, memória e concentração.
Mais itens...•2 de nov. de 2013

Onde está localizada a veia cava?

Na anatomia humana, a veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina no átrio direito .

O que causa a síndrome da lise tumoral?

A síndrome de lise tumoral é uma complicação relacionada a neoplasias hematológicas. A síndrome é uma emergência oncológica que se caracteriza por um conjunto de distúrbios hidroeletrolíticos (DHE) que surge devido à rápida destruição de um grande número de células malignas.

Quais os distúrbios metabólicos podem ser encontrados no paciente com síndrome de lise tumoral laboratorial?

Consequentemente, há alterações metabólicas, como hipercalemia, hiperfosfatemia, hipocalcemia secundária, hiperuricemia, além de alterações renais e cardíacas. Altos níveis de ácido úrico e íons fosfato causarão precipitação e deposição de cristais nos túbulos renais, provocando IRA.

Qual a importância do técnico de enfermagem na participação do cuidado ao paciente oncológico?

A atribuição do enfermeiro é prestar assistência aos pacientes com câncer na avaliação diagnostica, tratamento, reabilitação e atendimento aos familiares, desenvolvendo ações educativas, ações integradas com outros profissionais, apoiar medidas legislativas e identificar fatores de risco ocupacional, na pratica da ...

Quais são os cuidados com paciente oncológico?

O que você deve saber Recomenda-se restringir o contato físico, evitar visitas, principalmente de pessoas com algum problema de saúde, e lavar as mãos com frequência. Caso tenha algum sintoma, o paciente deverá procurar o pronto-socorro, da mesma forma como faria se não houvesse a pandemia.

Pode ser encontrado na síndrome da veia cava superior?

Síndrome da veia cava superior é um grupo de sintomas causados pelo bloqueio parcial da veia cava superior, uma veia grande que transporta o sangue da cabeça, pescoço, peito e braços para o coração. Na maioria dos casos, a síndrome é causada pelo câncer.

Qual o tratamento inicial para a síndrome da veia cava superior?

Quando a síndrome é de etiologia benigna, o tratamento é feito através de medidas clínicas (anticoagulação, elevação da cabeça, etc.) ou, em casos refratários, através de angioplastia, colocação de stents endoluminais e cirurgia. The superior vena cava is formed by the union of the right and left brachiocephalic veins.

Quem tem câncer dá febre?

A febre é muito frequente em pacientes com câncer, mas isso geralmente acontece com a disseminação da doença. Quase todos os pacientes com câncer terão febre em algum momento, principalmente se a doença ou o tratamento afeta o sistema imunológico.

Como é a febre do câncer?

A febre irregular pode ser um sinal de câncer, como leucemia ou linfoma, surgindo devido ao sistema imune estar enfraquecido. Geralmente, a febre surge por alguns dias e desaparece sem precisar de tomar remédio, voltando a surgir de forma instável e sem estar ligada a outros sintomas como os da gripe.

Quanto tempo dura o efeito da quimioterapia no corpo?

Geralmente, os medicamentos chamados de citotóxicos, que são os que atacam células que se proliferam rapidamente (bastante utilizados no tratamento do câncer), possuem um tempo de duração dos efeitos entre horas e poucos dias. Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses.