As camadas da Terra são a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essas três camadas formam a composição do planeta Terra e possuem características distintas entre si.
A Terra é um planeta terroso, telúrico. A superfície dessa massa sólida recebe o nome de crosta, composta por rígidos blocos denominados placas tectônicas. Sua espessura não é regular, pode variar de 0 a 40 km entre continentes e oceanos.
6370 km
Nosso planeta está internamente estruturado em três camadas principais: a litosfera, o manto e o núcleo, que se diferenciam pela temperatura, pressão, espessura, composição química e estado físico.
Núcleo: O núcleo da Terra (Fig. 2) é formado por rochas e por uma liga metálica constituída principalmente de ferro e níquel a uma temperatura por volta de 3500ºC. ... Ele consiste em rochas com densidade intermediária, em sua maioria compostos de oxigênio com magnésio, ferro e silício.
O manto é a maior das camadas internas do planeta. VI. O manto externo é menos denso e mais pastoso do que o manto interno.
5 a 10 km
Entretanto, mesmo com os agravantes, o homem conseguiu identificar as camadas contidas no planeta, fato possível em razão do uso de equipamentos sofisticados que medem vibrações no interior da crosta terrestre, chamadas de ondas sísmicas.
mesosfera
( ) Troposfera é a primeira camada da Terra. Nela, ocorrem os fenômenos climáticos.
Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida.
O ozônio é produzido através da exposição do oxigênio em uma excitação elétrica ou radiação solar. O oxigênio é um gás alótropo, em química, isso significa que o oxigênio é um dos elementos químicos que conseguem formar substâncias diferentes agregando-se unicamente em quantidades de átomos diferentes.