Quais Os Tipos De Adiçes Ao Cimento So Permitidos Pela NBR 16697?
Quais os tipos de adiçes ao cimento so permitidos pela NBR 16697? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quais os tipos de adições ao cimento são permitidos pela NBR 16697?
O teor máximo da somatória de adições ( escória granulada de alto –forno e material carbonático) deve ser de 75%. O teor máximo da somatória de adições ( material pozolânico e material carbonático) deve ser de 55%.
Qual a NBR que regulamenta o cimento Portland composto?
Cimento Portland Composto – CP II (ABNT NBR 11578) Cimento Portland de Alto Forno – CP III (ABNT NBR 5735)
O que é resíduo Insoluvel no cimento?
Resíduo insolúvel é a porção do cimento que não é solúvel ao ataque de ácido clorídrico. Seu valor é usado como parâmetro para estimar o teor de cinza no cimento. O ensaio é realizado do acordo à NBR NM 22 (ABNT, 2012).
Quais são os tipos de cimento Portland?
Tipos de cimento Portland
Cimento Portland Comum (CP I) ...
Cimento Portland Composto (CP II) ...
Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
Mais itens...
Quais são os cuidados especiais observados na compra e no armazenamento do cimento?
A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. Certifique-se também de que o local possui boa ventilação, isso evita o acúmulo de umidade no ar. Para proteger o material da umidade que vem do chão, o ideal é colocar os sacos sobre uma superfície elevada.
O que é o que é Cimento Portland?
Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento. O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água.
Como calcular perda ao fogo?
A perda ao fogo (PF) é expressa em porcentagem e obtida a partir da massa dos corpos de prova após secagem e queima. Esta diferença de massa se dá devido à volatilização de compostos, como carbonatos e matéria orgânica, durante a queima. Onde: Ls = comprimento do corpo de prova após secagem (cm).
O que é a perda ao fogo?
A perda ao fogo é a quantificação da perda de massa do material cerâmico após a etapa de queima.
Quais são os tipos de cimento?
TIPOS DE CIMENTO PORTLAND X APLICAÇÕESMais 18 linhas
Qual o tipo de cimento Portland mais utilizado na construção civil?
Cimento Portland comum (ou CP I) É o cimento mais básico disponível no mercado e é indicado para obras que não requerem propriedades especiais do cimento. Possui somente o gesso como aditivo, que faz o papel de retardador de pega, aumentando o tempo de aplicação. Apresenta alto custo e baixa resistência.
Quais os cuidados devem ser observados quanto ao armazenamento do cimento Portland?
A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. Certifique-se também de que o local possui boa ventilação, isso evita o acúmulo de umidade no ar. Para proteger o material da umidade que vem do chão, o ideal é colocar os sacos sobre uma superfície elevada.
Quais os principais cuidados que devem ser tomados na armazenagem de sacos de cimentos em obra?
A forma correta de armazenar o cimento é em local seco, fechado, sem umidade e de preferência coberto por lonas. Os sacos não devem ser empilhados diretamente no chão. O uso de paletes ou de alguma estrutura de madeira a no mínimo 10 cm do chão e a 30 das paredes é o recomendado.
O que é cimento Portland porque tem esse nome?
A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. ... A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
Como é feito o cimento Portland?
É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.
Para que serve o ensaio de perda ao fogo?
Este ensaio determinar a porcentagem de massa da amostra perdida ou decomposta quando a mesma a submetida a um ciclo térmico de aquecimento pré-determinado, em um forno ou mufla.
Qual o melhor tipo de cimento?
Cimento CP IV Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.
Qual a diferença entre os tipos de cimento?
Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação. ... Por fim essas são as diferença entre os cimentos CP2 e CP3.
Qual o tipo de cimento mais utilizado na construção civil?
cimento Portland
Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência, durabilidade e trabalhabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.
Quais os cimentos mais utilizados no Brasil?
Os mais comuns são:
Cimento CP I. Este cimento foi o primeiro lançado no Brasil. ...
Cimento CP II-E. O CP II-E é ideal para obras com estruturas que apresentam desprendimento de calor moderado, ou que possam ser atingidas por sulfatos. ...
Cimento CP II-F. ...
Cimento CP III. ...
Cimento CP IV.
Quais os cuidados precisam ser tomados na armazenagem do cimento quando embalados?
A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. Certifique-se também de que o local possui boa ventilação, isso evita o acúmulo de umidade no ar. Para proteger o material da umidade que vem do chão, o ideal é colocar os sacos sobre uma superfície elevada.