Felizmente a Gastrite pode ser controlada com uma alimentação adequada, acompanhamento médico e utilização de alguns medicamentos. Já a esofagite promove a inflamação da mucosa do esôfago, canal que liga a boca ao estômago, essa inflamação causa inúmeros sintomas como azia, gosto amargo na boca e dores de garganta.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de esofagite são:
Coloque no cardápio
- Saladas com legumes, verduras, grãos (ervilha, lentilha, milho,...) - Temperos: sal, tempero verde, azeite de oliva, shoyo, orégano, ervas finas. - Gelatina, sagu, frutas cozidas ( em pequena quantidade). - Salada de frutas, podendo acrescentar clara em neve.
Frutas não ácidas Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.
2- Gelatina: aplaca a inflamação, dificultando a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e intestino. 3- Batata: também ajuda a aplacar o processo inflamatório. 4- Pão integral: ajuda a controlar os níveis de ácido clorídrico, que contribui para desencadear a queimação no estômago.
A dica mais importante para se proteger da doença é saber quais alimentos devem, ou não, ser consumidos. Os amigos contra a gastrite: Ovo, mamão, batata, brócolis, gelatina, pão integral, iogurte, água de coco, sucos naturais diluídos em água.
Gelatina dificulta a absorção de gorduras no estômago e no intestino. A gelatina é mais um ingrediente que ajuda no combate a gastrite nervosa. Sua principal ajuda é dificultar a absorção de gorduras no estômago e no intestino, contribuindo para amenizar a inflamação.
A carne vermelha com muita gordura também faz mal, prefira os peixes magros, como por exemplo a merluza. “O peixe é bom para combater a gastrite porque não tem gordura e tem Omega 3, que é anti-inflamatório, que vai ajudar a desinflamar a mucosa do estômago. Fazer grelhado ou assado e evitar fazer o peixe frito”, diz.
Frituras em geral: ovos, bolinhos, carne à milanesa, farofa e todos os tipos de carne com muita gordura como o salame, a linguiça, a salsicha, frios em geral, carne de porco, carnes enlatadas e frutos do mar (marisco, ostra, camarão e lagosta). Verduras e legumes crus. Feijão, ervilha, lentilhas e vagem.
Sim. Não há problema em comer sushi ou carne vermelha durante o tratamento para H. Pylori. Como em qualquer situação deve-se apenas checar a boa procedência das carnes, principalmente as que serão ingeridas cruas.