- Presença de temas profanos e religiosos. - Valorização dos conhecimentos intelectuais na elaboração das obras de arte. - Presença de beleza, elegância, graça e características ornamentais. - Desconsideração da proporcionalidade e perspectiva.
As principais características da pintura maneirista são: Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.
Além disso, os artistas do maneirismo buscavam se afastar dos moldes renascentistas (cânones clássicos), inaugurados por figuras da alta renascença como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael Sanzio.
Os renascentistas acreditavam que a Idade Média foi um período de atraso, um milênio de trevas durante o qual o conhecimento e a cultura da Antiguidade Clássica teriam desaparecido. ... A cultura greco-romana continuou presente na literatura, nas teorias políticas, na educação, na filosofia etc.
É conhecido como Antiguidade Clássica, Era Clássica ou ainda Período Clássico o longo período histórico onde as civilizações grega e romana se destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano.
É direta e imensa a relação entre renascimento e antiguidade clássica, visto que os renascentistas buscaram o renascer das artes greco-romanas, sua arquitetura, por exemplo, além de rememorar e rebuscar as grandes obras da filosofia grega. ... As construções renascentistas relembram e muito a arquitetura greco-romana.
O renascimento compreendeu um período de retomada de elementos da cultura clássica e sua confluência com a cultura cristã herdada da Idade Média.