Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.
Um diagrama, um mapa e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual. Suas unidades estruturais costumam incluir linha, forma, cor, movimento,textura, padrão, direção, orientação, escala, ângulo, espaço e proporção. A teoria da arte e do design são usadas para construir composições visuais.
Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.
Um elemento conceitual, não é visível (o próprio nome já o define como conceito). Ele não existe na realidade, mas parece estar presente. Por exemplo: Sentimos a existência de um ponto no ângulo de um formato, sentimos que há uma linha marcando o contorno de um objeto ou que há planos envolvendo um volume.
a forma,nas artes visuais,é o resultado de um processo criativo,expressivo,original e individual. ... a criatividade artística do homem é expressa através de elementos visuais que devidamente organizados dão origem a representações bidimensionais-o desenho da pintura-formas tridimensionais-a escultura-ou mistas-a gravura.
Os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados, pequenos ou grandes. ... Então, chamamos de ponto gráfico aquele em que sua forma e dimensão são definidas pelo artista.
Uma obra de arte visual (uma pintura, um desenho, uma fotografia, etc) naturalmente apresentará um assunto, uma expressão e uma composição. ... Hoje vamos conhecer pelo menos 4 elementos básicos da composição visual: o ponto, a linha, a forma e a cor.
Tudo deve combinar e fazer sentido ao ouvido. Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.
Cada objeto em sua fotografia exibe essas características em um certo grau, as vezes de forma óbvia e simples, e em outras vezes mais escondido.
Resposta. Ajude a inserir referências. Nas Artes visuais, em particular Pintura, Design Gráfico, Fotografia e Escultura -- a composição é o posicionamento do arranjo de elementos visuais ou ingredientes em um trabalho de arte, o que difere do tema do trabalho.
Os 4 elementos básicos são: – Jogos de dança: exploração de movimentos livres que propõem equilíbrio, saltos, rolamentos, deslocamento no espaço, deslizamentos, percepção do corpo, percepção espacial e musical.
O movimento corporal Esse elemento pode ser classificado como: potencial, liberado ou famílias de movimentos. O movimento potencial consiste em pausas realizadas quando o corpo não faz nenhuma deslocação. Já o movimento liberado são aquelas deslocações do corpo no espaço.
Os elementos da dança são a união do dançarino e seus movimentos com o ambiente. Embora existam opiniões diferentes capazes de enumerar diferentes componentes da dança, os especialistas consideram que a dança é composta de 5 elementos principais: corpo, ação, tempo, energia e espaço.
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.