Os distúrbios hidroeletrolíticos podem levar a sérias complicações do estado de saúde do paciente, sendo necessária a adoção imediata de cuidados preestabelecidos, de forma que a conduta do enfermeiro seja amparada pelo Processo de Enfermagem.
Nessa função os rins são essenciais para a manutenção de um equilíbrio eletrolítico no sangue e nos tecidos.
Diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares. Hipertensão é um dos maiores fatores de risco para doenças do coração e derrames. A suplementação de magnésio diminui a pressão arterial e também os riscos de doenças cardiovasculares e derrames. Combate asma em crianças.
O magnésio é necessário para a formação dos ossos e dentes e para o funcionamento normal dos nervos e dos músculos. Muitas enzimas do corpo dependem do magnésio para funcionar normalmente. O magnésio também está relacionado ao metabolismo do cálcio e ao metabolismo do potássio.
O magnésio é um dos eletrólitos do corpo, que são minerais que carregam uma carga elétrica quando dissolvidos em líquidos corporais, como o sangue, mas a maioria do magnésio no corpo não tem carga e se liga a proteínas ou é armazenado nos ossos.
O magnésio é um mineral encontrado em diversos alimentos como sementes, amendoim e leite, e desempenha várias funções no organismo, como regular o funcionamento dos nervos e dos músculos e ajudar no controle do açúcar no sangue.
O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 260 mg de cloreto de magnésio por dia para adultos.
É um mineral calmante para relaxar os músculos, relaxar as artérias e nervos excitados, enquanto o cálcio contrai os músculos. Câimbras, formigamentos, espasmos musculares – principalmente dormindo, tremor nos olhos, zumbido no ouvido e enxaquecas podem ser sinais de deficiência de do mineral magnésio.
Sugere-se 2 doses de manhã, 2 doses no almoço, 2 doses à noite. INDICAÇÕES DEVIDO A MALFORMAÇÕES ORGÂNICAS: 1) Bico de papagaio, obesidade, nervo ciático, coluna, arteriosclerose, rins, calcificação, surdez por calcificação: 1 dose de manhã, 1 dose à tarde, 1 dose à noite.
A dose é de um copinho de café diariamente (mais ou menos 50mL). Crianças a partir dos 7 anos podem tomar metade dessa dose. O cloreto de magnésio é contraindicado em casos de diarreia e de insuficiência renal. E o uso exagerado (grandes doses) pode causar náuseas, vômitos, diarreia e desconforto abdominal.
COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO DE MAGNÉSIO
O cloreto de magnésio é absorvido melhor quando suplementado por via oral, podendo ser encontrado em pó, que deve ser dissolvido em água, ou cápsulas. A recomendação é que a ingestão seja feita em conjunto com uma refeição, assim os efeitos colaterais como diarreia e dores estomacais são reduzidos.
O magnésio dimalato da Katiguá é a melhor escolha do momento para maior parte das pessoas. Feito com cápsulas veganas e sem utilização de ingredientes de origem animal na composição, ele oferece 100% da ingestão diária recomendada de magnésio.