EQST

Quais Organofosforados?

Quais organofosforados?

Os organofosforados são compostos orgânicos que a princípio foram utilizados como fim bélico principalmente durante a segunda guerra mundial. Dentre alguns exemplos temos o gás Sarin, Tabun e Soman, conhecidos por terem características neurotóxicas.

Qual o mecanismo de ação dos organofosforados?

O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. ... A inibição da AChE leva ao acúmulo da acetilcolina (ACh) nas terminações nervosas, já que esta é responsável por hidrolisar a ACh produzindo colina e acetato.

Qual é o fármaco de escolha para casos de intoxicação por organofosforados explique o mecanismo de ação?

Em primeira instância é administrado um fármaco anticolinérgico, principalmente a atropina, para antagonizar os efeitos muscarínicos causados pelo acúmulo de acetilcolina, seguido da administração de um depressor do SNC para prevenir as convulsões, como por exemplo o diazepam.

Qual o mecanismo de ação dos carbamatos e organofosforados?

2.5 - Toxicidade e Mecanismo de Ação Tóxica Os compostos organofosforados e carbamatos são inibidores da colinesterase, impedin- do a inativação da acetilcolina, permitindo assim, a ação mais intensa e prolongada do me- diador químico nas sinapses colinérgicas, a nível de membrana pós-sináptica.

Qual o mecanismo de ação dos piretróides?

Mecanismo de acção e metabolização dos piretróides Os piretróides ligam-se à subunidade α dos canais de sódio, induzindo uma activação (abertura) dos canais, a despolarização. A despolarização é seguida de inactivação (fechamento) dos canais de sódio.

Qual o mecanismo de ação dos organoclorados?

São relatados diversos mecanismos de ação para os organoclorados, dentre os quais se destacam: a alteração dos canais de sódio nas membranas neuronais, inibição da ligação do GABA aos seus receptores e aumento na liberação de alguns neurotransmissores, aumentando a sensibilidade do neurônio a pequenos estímulos.

O que é intoxicação por organofosforado?

Os organofosforados são um grupo de compostos químicos amplamente utilizados em agropecuária como inseticidas, ocasionando intoxicações acidentais em animais e humanos, e mesmo sendo utilizados em tentativas de suicídio.

Quais são os sintomas da intoxicação por organofosforados?

ex., salivação, lacrimejamento, urina, diarreia, vômitos, broncorreia, broncospasmo, bradicardia, miose) e alguns sintomas nicotínicos incluindo fasciculações —musculares e fraqueza. Neuropatia pode se desenvolver dias ou semanas após a exposição.

Qual mecanismo de ação dos carbamatos?

Como agem os inseticidas organofosforados e carbamatos São inseticidas que agem por contato e ingestão, e inibem a ação da enzima acetilcolinesterase (que é responsável pela eliminação da acetilcolina no momento no estímulo nervoso).

Qual é o mecanismo de ação dos Cumarínicos e carbamatos?

Mecanismos de ação São inibidores competitivos da vitamina K, interferindo na carboxilação final dos fatores II (protrombina), VII, IX e X, da qual ela é cofator.

Para que serve os piretróides?

Os piretróides são utilizados em ambientes domésticos, comerciais, industriais, agrícolas, veterinário, área médica e saúde pública. Na área agrícola, sua utilização se dá, principalmente, no controle de insetos (principalmente pulgões e carunchos) em plantações plantações e no armazenamento de grãos.

Como agem os inseticidas nos insetos PDF?

De um modo geral pode se estabelecer que os inseticidas orgânicos sintéticos atuam sobre o sistema nervoso do inseto e os sintomas apresentados obedecem a quatro estágios: excitação, convulsão, paralisia e morte. A maioria dos inseticidas atuam sobre o sistema nervoso.

Como é a eliminação dos inseticidas organoclorados depois de absorvidos pelo corpo humano?

A maioria dos organoclorados são desclorados, oxidados e então conjugados. A principal rota de excreção é biliar. Muitos dos organoclorados não metabolizados, são eficientemente reabsorvidos pelo intestino (circulação enterohepática), retardando substancialmente a excreção fecal.

Como ocorre a intoxicação por organoclorados?

Os organoclorados em intoxicações agudas provocam descargas repetitivas dos neurônios motores e sensitivos interferindo na condução axonal dos impulsos nervosos, provocando hiperexcitabilidade, ataxia, tremores musculares e convulsão. Como se acumula na gordura corporal pode se determinar no cadáver.

Quais são os sintomas de um paciente que sofre um quadro de intoxicação por organofosforado?

ex., salivação, lacrimejamento, urina, diarreia, vômitos, broncorreia, broncospasmo, bradicardia, miose) e alguns sintomas nicotínicos incluindo fasciculações —musculares e fraqueza.

Como tratar intoxicação por organofosforados?

O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.

Qual a consequência de uma intoxicação por organofosforados na junção neuromuscular?

A intoxicação associa-se a alterações do sensório, efeitos muscarínicos graves e fraqueza muscular secundária à dessensibilização dos receptores na junção neuromuscular. Os agrotóxicos Page 14 ORGANOFOSFORADOS e os CARBAMATOS são exemplos de substâncias inibidoras da acetilcolinesterase.

Qual o mecanismo de ação da Pralidoxima?

A pralidoxima reativa a acetilcolinesterase por remover o grupo fosforil ligado ao grupo éster da proteína. Nesta reação, tanto os organofosforados, como a pralidoxima são mutuamente inativados. Estes produtos são submetidos a um rápido metabolismo, levando à remoção dos organofosforados.

Como atuam os piretróides?

Piretroides e DDTs retardam o fechamento dos canais de sódio após a condução do potencial de ação, re-estimulando as células nervosas e levando o inseto à morte por hiper-excitação. ... Piretroides são pouco tóxicos para mamíferos, e embora altamente tóxicos para peixes, apresentam baixo potencial de bioacumulação.

Qual o mecanismo de ação dos praguicidas piretrinas e piretróides?

O seu mecanismo de acção traduz-se na interrupção das trocas iónicas, tais como, o cálcio, sódio e potássio nas células nervosas. Dependendo da estrutura química, também podem ter outros efeitos sobre o sistema nervoso.