A membrana celular é uma fina película lipoprotéica formada por fosfolipídios e proteínas, cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células (bactérias, algas, fungos, protozoários, animais e vegetais), recebendo variadas denominações: plasmalema, membrana plasmática ...
A membrana plasmática é formada, principalmente, por lipídios e proteínas. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.
A membrana celular é responsável pela manutenção de uma substância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular, e pela recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. ... As membranas celulares possuem mecanismos de adesão, de vedação do espaço intercelular e de comunicação entre as células.
Essas proteínas que compõem a membrana são divididas em dois grupos: extrínsecas e intrínsecas. As proteínas extrínsecas são as que se associam aos lipídios de maneira superficial, ou seja, estão aderidas à membrana na superfície interna ou externa da membrana.
Os tipos de células existentes são classificados basicamente em dois grandes grupos de acordo com a estrutura celular e funcionamento: eucariontes e procariontes.
Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.
Resposta. Os vírus são seres que não possuem células, são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo.
Existem dois tipos de células eucarióticas: as células vegetais e as células animais. Ambos os tipos de células eucarióticas distinguem-se com base na presença ou ausência de certas organelas.
As células procarióticas e eucarióticas se diferenciam basicamente pela sua organização celular. Nas procarióticas, por exemplo, não se observa um núcleo definido. É muito comum ouvirmos falar que uma célula possui três partes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. ... Em indivíduos unicelulares, uma única célula constitui todo o corpo do espécime; em seres multicelulares, são necessárias várias células atuando de modo conjunto para que o corpo seja formado.