Semelhanças : ambos foram movimentos que ocorreram em áreas do campo, foram combatidos pelo governo como ameaças. Diferenças : Canudos ocorreu no sertão baiano; Contestado entre Santa Catarina e Paraná.
Essa guerra aconteceu na comunidade de Canudos, interior da Bahia, e pode-se dizer que aconteceu por causa de vários fatores, como as graves crises econômicas e sociais em que se encontrava a região naquela época, as secas cíclicas, o desemprego e também uma onda de crença na salvação milagrosa dos cidadãos daqueles ...
As principais características foram o messianismo, a concentração de terras e a exploração da região por empresas estrangeiras. Por isso, o movimento foi semelhante à Revolta de Canudos.
Resposta. Foi a luta exclusiva da civilização contra a barbárie conforme interpretação positivista.
Não se sabe ao certo qual foi a causa de sua morte. As razões mais citadas são ferimentos causados por uma granada, e uma forte "caminheira" (disenteria). Em 5 de outubro de 1897 são mortos os últimos defensores de Canudos, e o exército inicia a contagem das casas do arraial.
Pregador
Resposta. Ele não aceitava algumas leis da Constituição de 1889, como por exemplo a permissão do casamento civil, pois na sua visão o casamento deveria ser exclusivo de religiosos, e era contra também a cobrança de impostos exigida pelo governo.
Nesta vida nômade, tem várias ocupações como professor, caixeiro e escrivão. Circulou pelo sertão da Bahia, Sergipe e Pernambuco, e sua fama se espalhava. Desta maneira, ganhou o apelido de “Conselheiro” reconhecimento de que era um sábio e que ajudava os que necessitavam.
Resposta: foi um líder religioso e fundador do arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos. Foi considerado um fanático religioso na época em que viveu, pois isto foi uma forma do governo republicano justificar o massacre perpetrado contra seus seguidores.
caixeiro viajante
13 de março de 1830
22 de setembro de 1897
Caráter religioso A população se organizava ao redor de um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, apelidado de Antônio Conselheiro. Natural do Ceará, vagou pelos sertões por 25 anos até se estabelecer em Canudos, em 1893.
Resposta: Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido popularmente como Antônio Conselheiro, foi um beato, líder religioso e social brasileiro. Antônio Conselheiro liderou e organizou o Arraial de Canudos de forma que o local cresceu e começou a causar preocupações nas autoridades políticas e nos fazendeiros da região.
Antônio Conselheiro não aceitava algumas leis da Constituição de 1889, como por exemplo a permissão do casamento civil, pois na sua visão o casamento deveria ser exclusivo de religiosos, e era contra também a cobrança de impostos exigida pelo governo.
Antônio Conselheiro