A passagem de sonda nasogástrica é a inserção de uma sonda plástica ou de borracha, flexível, podendo ser curta ou longa, pela boca ou nariz, para: descomprimir o estômago e remover gás e líquidos; diagnosticar a motilidade intestinal; administrar medicamentos e alimentos; tratar uma obstrução ou um local com ...
A sonda nasogástrica é de grande utilidade no cuidado de pacientes que, porventura, apresentem problemas de deglutição ou não possam se alimentar por via oral, além de ser aplicada também com outras finalidades, como a preparação para cirurgias, e em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
A sondagem nasogástrica consiste na introdução de uma sonda de calibre variado através do nariz até a cavidade gástrica. Esse procedimento tem por finalidade favorecer a alimentação, drenagem, coleta de material para exames e administração de medicação.
Para o preparo da dieta enteral artesanal procedeu-se a higienização dos alimentos, como segue: ▪ Alimentos processados e embalados: higienização das embalagens com detergente neutro e auxílio de bucha, dos que permitiram tal procedimento. Desinfecção realizada com álcool etílico hidratado.
A nutrição enteral é administrada ao paciente por meio de uma sonda fina, que é um tubo fino, macio e flexível, posicionada via nasal/oral ou implantada no estômago, duodeno ou jejuno.
Como elaborar uma dieta completa para seus pacientes
A nutrição enteral é usada quando é necessário administrar mais calorias e estas não conseguem ser supridas pela dieta habitual, ou quando alguma doença não permite o consumo das calorias por via oral.
A dieta pastosa tem consistência mole e, por isso, é indicada, principalmente, após cirurgias no sistema digestório, como gastroplastia ou cirurgia bariátrica, por exemplo. Além disso, essa dieta facilita todo o processo da digestão porque diminui o esforço do intestino para digerir os alimentos.