Reza a gramática que devem ser acentuadas todas as palavras paroxítonas terminadas em I, IS, US, UM, UNS, como júri, lápis, bônus, álbum, álbuns. Daí o acento agudo em quórum e fórum, pois são palavras de origem latina que foram aportuguesadas.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
São acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. As palavras oxítonas terminadas em i/is e u/us somente são acentuadas se estiverem precedidas de outras vogais. Não são acentuadas as oxítonas que não apresentam as terminações supracitadas.
Resposta. As palavras são acentuadas de acordo com sua sílaba tônica. ... Sótão é uma palavra paroxítona, pois sua sílaba tônica se encontra na penúltima sílaba.
Por a penúltima sílaba ser a mais forte, caneta é uma palavra paroxítona.
Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l. Facilmente perdeu o acento (mas continua a ser acentuada na pronúncia), como qualquer advérbio terminado em -mente, depois da reforma ortográfica luso-brasileira de 1971-73. Escrevia-se, até então, "fàcilmente" (com acento grave).
As palavras acima são acentuadas porque constituem ditongos em sílabas oxítonas. ... Oxítonas são aquelas palavras em que o acento tônico recai na última sílaba: céu, herói, anzóis, constrói, chapéu etc.
As palavras heroína e heroísmo são também escritas com acento agudo porque em heroína e heroísmo não há um ditongo e sim um hiato, visto as duas vogais não permanecerem na mesma sílaba na divisão silábica.
Se “feiura”, “baiuca”, “feiume” perderam o acento por serem paroxítonas com hiato constituído de ditongo mais vogal, por que as palavras “Guaíba” e “Guaíra”, que também são paroxítonas e apresentam hiato constituído de ditongo mais vogal, recebem acento?
A correta pronúncia de início, palavra proparoxítona, é “i-ní-ci-o”, com a sílaba tônica no “ní”. Por outro lado, inicio, sem acentuação gráfica, corresponde ao verbo iniciar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Inicia vem do verbo iniciar. O mesmo que: começa, estreia, inaugura, principia, inicializa.