Por Que O Homem Um Ser Pensante?

Por que o homem um ser pensante

Resumo: Este artigo busca apresentar a concepção de Homem na perspectiva de Blaise Pascal; este pensador apresenta uma visão trágica do homem, caracteriza-o como um caniço pensante, um caniço mais frágil de todos, porém, diferenciado pela sua capacidade de pensar. A razão é um ponto muito importante na antropologia pascalina; diante disso, pode-se entender o homem como um paradoxo, ou seja, ao mesmo tempo que o homem é grandeza ele é miséria. Diante do Universo o homem é um nada, mas diante do nada o homem é tudo, é tudo porque ele tem a capacidade de reconhecer-se existente, reconhecimento este que uma árvore, por exemplo, não possui. A miséria do homem consiste em amar a si próprio, não querer ver a sua condição frágil, por isso surge mais um aspecto que é o do divertimento; para fugir da realidade, o homem cria uma série de artifícios para escapar de si mesmo e não se reconhecer miserável. Para bem articularmos este artigo, vamos dividi-lo em duas partes: 1)- O Paradoxo humano: o homem como ser grande e miserável; 2)- O divertimento como fuga da realidade.

Thiel, U. (2006). The critique of rational psychology. In: Bird, G. (Ed.). A companion to Kant. Oxford: Blackwell, 2006.         [ Links ]

Como definir uma pessoa como uma pessoa?

Palavras-chave: psicologia racional; eu numênico; ideia de homem; antropologia empírica.

Com sua crítica, Kant pretendeu afastar a ilusão de se atribuir realidade objetiva a tais conceitos ou ideias transcendentais (KrV, A339/B397). Para ele, ainda que nunca nos libertemos por completo da sua aparência transcendental, não devemos atribuir realidade objetiva às ideias transcendentais, pois nenhum objeto que lhe corresponda "pode ser dado nos sentidos" (KrV, A327/B384), por serem "transcendentes e [ultrapassarem] os limites de toda a experiência" (KrV, A327/B384). Para tanto, os "Paralogismos da razão pura"27 devem revelar a natureza falaciosa do raciocínio que funda a ideia da alma.

A antropologia filosófica pode tão somente guiar a investigação realizada pela antropologia empírica, definindo e justificando a ideia de homem como um ser capaz de legislar regras para o uso das suas próprias faculdades. Entretanto, apenas a antropologia empírica pode ensinar sobre como os seres humanos efetivamente empregam suas faculdades na realização dos mais diversos fins. Assim, como não é possível conhecer o homem sem a experiência, a ideia de homem não deve ser considerada uma ampliação do conhecimento antropológico. Em vez disso, cumpre a função sistêmica de ordenar o conjunto dos dados empíricos acerca do homem.

Psychology fundaments: considerations

Psychology fundaments: considerations

Schleirmacher, F. (1984). Rezension von Immanuel Kant: Anthropologie. In: Schleirmacher, F. Kritische Gesamtausgabe. Hrsg. Von Hans-Joachin Birkner. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 1984.         [ Links ]

Kant, I. (1922). Kant's gesammelte Schriften. Hrsg.: Bd. 1-22 Preussische Akademie der Wissenschaften, Bd. 23 Deutsche Akademie der Wissenschaften zu Berlin, ab Bd. 24 Akademie der Wissenschaften zu Göttingen. Berlin: G. Reimer, 1902; Berlin & Leipzig: Walter de Gruyter, 1922-.         [ Links ]

Hahn, A. (2010). A função da antropologia moral na filosofia prática de Kant. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.         [ Links ]

“O homem é um animal político”: O que significa?

A consolidação das Ciências Naturais, e sua insistente visão naturalista e objetiva de homem, propicia a crítica a estes pressupostos, objetivando o resgate da humanidade do homem através do advento das Ciências Humanas. Estas querem recuperar a essência do homem, a sua especificidade enquanto humano, ou ainda, dar voz à vida e calar a razão, dar voz à experiência vivida imediata e calar a experimentação controlada.

Tradicionalmente, os "Paralogismos" são vistos como uma crítica direcionada à psicologia racionalista de René Descartes e Gottfried von Leibniz, já que estes advogavam uma ciência da alma fundada exclusivamente sobre o "eu penso", do qual seriam extraídas diversas consequências. Contudo, se os alvos eram tais filósofos, soa enigmático o protesto supostamente dirigido à tentativa de se dar um fundamento empírico à unidade meramente formal da alma (KrV, A353-354, p. 361). Em vista disso, Corey Dick (2014, p. 1-3) defende que o verdadeiro alvo dos "Paralogismos" foi a psicologia racional desenvolvida e debatida na Alemanha do século XVIII por Christian Wolff, Alexander Baumgarten e seus seguidores. Para eles, as inferências da psicologia racional relativas à substancialidade, simplicidade, personalidade e imortalidade fundavam-se em uma experiência empírica da alma. Wolff entendia que havia um casamento entre psicologia racional e psicologia empírica.

Compartilhar

Compartilhar

Pitte, F.P. (1971). Kant as philosophical anthropologist. The Hague: Martinus Nijhoff, 1971.         [ Links ]

Podemos considerar como características gerais do capitalismo: produção abundante de mercadoria, aparecimento da classe trabalhadora livre e assalariada, propriedade privada , relação de troca mediada pelo dinheiro e não mais pelo valor de uso.

O homem que tem suficiente bens para viver, se soubesse ficar em casa com prazer, não sairia dela para ir ao mar ou ao cerco de uma praça. Não se pagaria tão caro por um posto no exército se não se achasse insuportável não sair da cidade; e só se procuram as conversas e os passatempos dos jogos porque não se sabe ficar em casa com prazer. (Frag. 139)

Qual o conceito de pessoa?

As duas concepções, na sua radicalidade, expressam uma oposição entre subjetividade (criação de idéias a partir de si mesmo) e objetividade (ocorrência de fatos considerados numa causalidade mecânica, que independe do homem).

Ética de Aristóteles é um estudo de escolha em ação: como o homem deve viver para viver melhor? Para Aristóteles, tudo é individual social. Certas virtudes como a coragem e generosidade, ele descreve como virtudes “práticas”, pois se referem à natureza social do homem. O indivíduo verdadeiramente equilibrado também continua a “teoria” de qualidades que estão relacionadas ao homem como um ser racional. Para Aristóteles, a felicidade suprema reside na busca da sabedoria para seu próprio bem, como afirmado na Ética a Nicômaco [adquira].

Blaise Pascal, no fragmento 139 de sua obra Pensamentos, faz uma reflexão bastante relevante, nos mostra que não é o ter que faz o homem ser feliz; também não é o poder e a glória que garantem a estabilidade para a vida do homem:

Serviços Personalizados

Nesse sentido, na antinomia da razão, defendeu que a única possibilidade de salvar a ideia de liberdade, dado que o princípio do encadeamento universal de todos os acontecimentos do mundo sensível não comporta exceção (KrV, A536/B564), está em negar a realidade dos fenômenos, ou seja, em considerá-los simples representações e, portanto, distintos da coisa em si. Pois, neste caso, os fenômenos "têm eles próprios que possuir fundamentos que não sejam fenômenos" (KrV, A537/B565). Do contrário, se fossem reais, não poderíamos esperar encontrar neles nada além daquilo que observamos empiricamente e o encadeamento causal natural seria a única forma possível de causalidade36. Desta forma, mediante o emprego do idealismo transcendental, o filósofo considera ser possível tomar, ao mesmo tempo, natureza e liberdade como causas de um mesmo acontecimento.

O divertimento, o divertissement, é fuga diante da visão lúcida e consciente da miséria humana, é aturdimento que nos faz divagar e chegar inadvertidamente à morte. O divertimento é fuga de nós mesmos, de nossa miséria, mas é ele próprio a maior de nossas misérias, porque nos proíbe pensar a nós mesmos; “sem ele, desembocaríamos na náusea, e esta nos impeliria a procurar um meio mais seguro para dela sair; ao contrário, o divertimento nos faz chegar à morte se que disso nos apercebamos. (REALE, 1997, p. 181)

O que é cabeça pensante?

Pessoa que conhece a fundo vários assuntos.

O que significa o homem não passa de um caniço?

Pascal vê o homem como um caniço pensante, um caniço mais frágil de todos. Ele afirma que o homem é tão frágil que basta um vapor para destruí-lo, basta uma gota d´água para matá-lo. ... Até agora vimos que toda a grandeza e dignidade do homem, segundo Blaise Pascal, reside na sua capacidade de pensar, de raciocinar.

O que significa o homem é um caniço pensante?

O caniço pensante expressa a figura do humano que, enquanto ser racional, característica que desde as origens do pensamento clássico e ainda, de certo modo, presente em nossa atualidade, predomina sobre as outras espécies. Um caniço que pensa, pois mesmo capacitado de racionalidade quebra com uma forte ventania.

O que significa seres pensantes?

Ser que pensa, indaga ou questiona antes de definir ou tomar como causa ou decisão. "ele é um ser pensante, não aceite sem pensar, não acredita em tudo que vê e lê, ele pensa antes de qualquer coisa."

O que significa homem Caniço?

O caniço pensante expressa a figura do humano que, enquanto ser racional, característica que desde as origens do pensamento clássico e ainda, de certo modo, presente em nossa atualidade, predomina sobre as outras espécies. Um caniço que pensa, pois mesmo capacitado de racionalidade quebra com uma forte ventania.

Quem é o ser humano nos pensamentos de Blaise Pascal?

Segundo Pascal, o homem é um ser miserável, um “nada do ponto de vista do infinito universo, um tudo do ponto de vista do nada, isto é, um meio-termo entre o nada e o tudo”. Ele é incapaz de atingir a verdade, pois a razão humana é constantemente enganada pela imaginação ou outras “potências enganadoras”.

O que quer dizer o homem não passa de um caniço?

Pascal vê o homem como um caniço pensante, um caniço mais frágil de todos. Ele afirma que o homem é tão frágil que basta um vapor para destruí-lo, basta uma gota d´água para matá-lo. ... Para Pascal, não se pode pensar em algo mais caritativo e suave do que o Sacramento da Reconciliação.

O que é o ser humano para Pascal?

Segundo Pascal, o homem é um ser miserável, um “nada do ponto de vista do infinito universo, um tudo do ponto de vista do nada, isto é, um meio-termo entre o nada e o tudo”. Ele é incapaz de atingir a verdade, pois a razão humana é constantemente enganada pela imaginação ou outras “potências enganadoras”.

Qual o significado da palavra Pendante?

Característica do que ou de quem ostenta certa cultura ou erudição.

O que é uma pessoa exploradora?

Que ou aquele que explora, investiga, estuda ou analisa. Pessoa que busca regiões desconhecidas ou inóspitas com objetivos científicos, culturais ou econômicos: explorador de minérios. [Figurado] Aproveitador, aventureiro, pessoa que abusa dos favores, bondade, ingenuidade ou desídia de outrem: explorador do tio.

O que podemos entender da citação do filósofo francês Blaise Pascal o homem não passa de um caniço o mais fraco da natureza mas é um caniço pensante?

com caniço ele quis dizer fraco e com caniço pensante ele quis dizer que extamente por sermos os mais fracos temos uma inteligencia elevada que faz agente pensar em coisas novas e nos tornar os mais fortes.

O que é grandeza humana?

A grandeza do homem se reflete em seu próprio pensar na finitude e em reconhecer sua condição de miséria. A grandeza e a miséria do homem estão solidamente interligadas. O homem não deve se julgar um animal, mas também não deve presumir que é um anjo.

Qual o papel do divertimento na vida do ser humano Pascal considera o divertimento uma coisa boa?

Pascal interpreta o divertimento como manobras para desviar o pensamento das nossas misérias existenciais, das nossas múltiplas insuficiências, da nossa incapacidade de nos manter em repouso, mas também podemos interpretá-lo como sendo uma condição essencial do homem que impede o acesso ao momento e à eternidade.

Por que para Pascal O ser humano é um caniço pensante?

Pascal vê o homem como um caniço pensante, um caniço mais frágil de todos. Ele afirma que o homem é tão frágil que basta um vapor para destruí-lo, basta uma gota d´água para matá-lo.

Qual o sinônimo da palavra racional?

Que é lógico: 2 lógico, coerente, congruente, inteligente, procedente, coeso. Que é razoável: 3 razoável, aceitável, admissível, racionável, concebível, plausível.

Qual eo significado da palavra racionalidade?

Significado de Racionalidade substantivo feminino Particularidade ou característica do que é racional; qualidade daquilo que se baseia na razão. Que se encontra em conformidade com a razão; compreensível logicamente. Capacidade de raciocinar ou de praticar a própria razão.