Por Que A Iatrogenia Medicamentosa E Potencialmente Danosa A Populaço Idosa?
Por que a iatrogenia medicamentosa e potencialmente danosa a populaço idosa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Por que a iatrogenia medicamentosa e potencialmente danosa a população idosa?
Em pacientes hospitalizados verifica-se que a frequência de reações medicamentosas iatrogênicas é três a sete vezes mais observada nos idosos em relação aos mais jovens (Nolan e O'Malley, 1988). Uma das razões para maior incidência da iatrogenia em idosos é a maior sensibilidade deles aos medicamentos.
O que é iatrogenia medicamentosa?
A iatrogenia consiste num dano, material ou psíquico, causado ao paciente pelo médico. Todo profissional possui um potencial iatrogênico, e tal aspecto depende não somente da capacidade técnica, como também da relação médico-paciente estabelecida.
O que fazer em caso de iatrogenia?
Sendo ínsita a iatrogenia, deve o médico informar previamente seu paciente sobre os danos que ele necessariamente sofrerá para que o procedimento seja feito. A falta no dever de transparência induz à responsabilização civil, não pelo ato iatrogênico em si, mas pela desinformação.
Porque a iatrogenia medicamentosa é mais prevalente nos idosos?
Os idosos em geral estão mais propensos à iatrogenia já que costumam ter uma polifarmácia. Isto é, em decorrência de diversas comorbidades, muitos remédios são usados diariamente para tratamento destas diversas doenças.
O que é iatrogenia e polifarmácia?
TÍTULO: IATROGENIA ASSOCIADA À POLIFARMÁCIA NO IDOSO. A iatrogenia consiste em um resultado negativo da prática médica. Abrange, portanto, os danos materiais (uso de medicamentos, cirurgias desnecessárias, mutilações etc.)
O que é iatrogenia cultural?
Finalmente, Illich identifica uma iatrogênese cultural, que consiste na destruição do potencial cultural das pessoas e das comunidades para lidar de forma autônoma com a enfermidade, a dor e a morte.
Como minimizar a iatrogenia?
As intervenções que podem prevenir as complicações iatrogênicas incluem o seguinte.
Administração de cuidados. ...
Equipe geriátrica interdisciplinar. ...
Consulta farmacêutica. ...
Unidades de cuidados agudos para idosos. ...
Diretivas avançadas.
O que é risco iatrogênicos?
Riscos iatrogênicos: relacionados a tratamento médico ou uso de serviços de saúde. Riscos institucionais: relacionados às condições físicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos públicos (creches, clubes, hotéis, salão de beleza, saunas, etc.)
Pode causar dano material ao paciente na iatrogenia?
O médico que não agiu com negligência, imprudência ou imperícia não pode ser responsabilizado por danos materiais e morais alegados pela paciente.
Qual a relação da polifarmácia com as iatrogenias?
Introdução: iatrogenia consiste em um resultado negativo da prática médica, abrangendo danos materiais e psicológicos causados ao paciente pela equipe médica. O uso de cinco ou mais medicamentos é reconhecido como polifarmácia, situação que prevalece em indivíduos com doenças crônicas e em pacientes idosos.