O Diagrama TTT – Ciclo Térmico, também conhecido como Diagrama de Transformação Tempo Temperatura – TTT, tem por objetivo definir as transformações da austenita em função do tempo a uma temperatura constante.
A temperabilidade de um aço pode ser entendida como a capacidade de endurecimento ou a capacidade que o aço possui de obter estrutura martensítica (Figuras 38 e 39) a uma elevada profundidade sob determinadas condições de resfriamento, conforme já visto no item 2.
Soldabilidade é a facilidade que os metais ou outros materiais têm de se unirem por meio da soldagem e de formarem uma série contínua e sólida, sem alterar as propriedades mecânicas dos materiais originais.
2) Quais os objetivos de se adicionar elementos de liga (cobre, manganês, molibdênio...) aos aços-carbono para compor os aços de baixa liga? Melhorar algumas das propriedades mecânica, podendo obter resistência elevada com teor de carbono de ordem de 0,20%, o que permite a soldagem dos aços sem preocupações especiais.
O aço ultra-resistente AISI 4350, destinado a aplicações aeronáuticas, com médio teor de carbono e baixa liga, possui uma microestrutura complexa composta por diversas fases, tais como: bainita, ferrita, austenita retida e martensita.
O aço inox é uma liga metálica composta basicamente de ferro, cromo, carbono e níquel. Apresenta como principal diferença, em relação ao aço comum, uma alta resistência à corrosão.
Entre os principais tipos de aço inox estão os austeníticos, ferríticos e martensíticos. Os austeníticos (tipos 304, 304L, 316 e 316L) possuem de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de níquel.
Os aços inoxidáveis ferríticos são essencialmente ligas Fe-Cr, de baixo C. As últimas versões receberam adições de Ti e Nb, para estabilização. Possuem elevada resistência à corrosão e boa estampabilidade, mais importante para produtos planos.
As principais famílias de aços inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e Duplex. Estes elementos de liga, em particular o crómio, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono.
O ferro fundido se dá através da liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular. ...
Qual o princípio de classificação dos aços de acordo com a SAE/AISI/ABNT? As letras XX ou XXX correspondem à cifras indicadoras dos teores de carbono. ... Composição Química: aços-carbono; aços-liga de baixo teor em liga; aços-liga dealto teor em liga;e aços-liga de médio teor em liga. 3.
A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente a presença do cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o oxigênio, permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.