Os antigos médicos naturalistas usavam o visco como um remédio eficiente e seguro contra a epilepsia. Essa planta cheia de propriedades, conhecidas por nossos antepassados, foi reconhecida pelo Dr. Bohn, discípulo do padre Kneipp, que recomenda o visco para combater convulsões crônicas e transtornos histéricos.
Com várias propriedades reconhecidas, consoante a planta utilizada, as infusões de plantas podem ser inspiradoras ou, pura e simplesmente, contribuir para um agradável e refrescante momento nos dias quentes, ou um momento mais quente e reconfortante em dias frios. Beba uma todos os dias.
Dessa forma, devido às diversas propriedades, o chá vermelho possui vários benefícios para a saúde, sendo os principais:
O espinheiro-branco, também conhecido como espinheiro-alvar ou pilriteiro, é uma planta medicinal rica em flavonóides e ácidos fenólicos, que têm propriedades de melhorar a circulação sanguínea e fortalecer os músculos do coração, além de reduzir os sintomas de ansiedade, diminuir a pressão sanguínea e melhorar a ação ...
Salix alba, ou salgueiro-branco, é a espécie mais popular para uso medicinal. Usado durante milhares de anos para o tratamento de febres e dores de cabeça, a casca do salgueiro-branco contém um precursor do analgésico mais popular utilizado nos dias de hoje – a aspirina ou o ácido acetilsalicílico (AAS).
A atividade antioxidante primária desta planta vem de dois compostos – flavonoides e OPCs. Eles ajudam a apoiar um coração saudável, entre outros benefícios. [10] Os antioxidantes protegem contra os radicais livres para que não danifiquem as células, causem envelhecimento e afetem negativamente o bem-estar.
Iniciamos hoje uma rubrica regular sobre Plantas Aromáticas e Medicinais e os seus usos, e não há planta melhor para começar que o Espinheiro-alvar. O Espinheiro-alvar é um arbusto, comum nas nossas florestas, que cresce em forma de pequena árvore com 3 a 8 metros de altura.
substantivo masculino Planta com espinhos, sarça. [Botânica] Nome comum a várias plantas espinhosas e vivazes das famílias das rutáceas, das ramnáceas etc.
Método para semear sementes de espinheiro Colete frutas verdes, mergulhe-as em água por 1-2 dias, depois esfregue por uma peneira e enxágue.
A Espinheira-santa é muito usada em casos de gastrite, dores de estômago, úlcera gástrica e azia, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular e, além disso, reduzem a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago.
Posologia: uma xícara do chá (200ml), 3 vezes ao dia (uma hora após as refeições e uma hora antes de deitar-se). Tempo de tratamento: em torno de 30 dias. Apresentação: embalagem contendo 22,5g de folhas secas rasuradas de Maytenus ilicifolila, fracionadas em doses unitárias de 1,5g.
A espinheira santa é usada para distúrbios do sistema digestivo, constipação, refluxo, azia, diarréia ou inflamação do estômago, e pode acreditar pode ser usado como infusão para ajudar a adormecer, pois é um relaxante natural. Acrescente a espinheira santa em um litro de água fervente por dez minutos.
O tratamento clássico para esofagite, úlcera péptica, refluxo gastroesofágico e gastrite é realizado com medicamentos da linha do pantoprazol e omeprazol com a finalidade de diminuir a acidez e viabilizar uma cicatrização das lesões.
Diluir 20 gotas em 200ml de água, e tomar 3x após as refeições.
1. Chá de camomila. A camomila é uma erva bastante conhecida por oferecer maior tranquilidade, relaxamento, melhorar a noite de sono e aliviar o estresse, que é considerado uma das causas do refluxo gastroesofágico. Assim, fazer um chá de camomila para azia alivia a queimação característica.
Dicas simples para tratar o refluxo