Por definição, nódulo é uma condição formada por acúmulo de células e/ou líquidos. Não se traduz em câncer! Inclusive, este achado é muito comum na próstata, e na sua maioria é formado de células normais, BENIGNAS, conhecido como nódulo hiperplásico!
Anatomicamente, nos humanos, a próstata localiza-se abaixo da bexiga, na frente do reto e envolve a uretra, apresentando tamanho aproximado de uma noz e peso em torno de 20 gramas. No interior da próstata, a uretra oriunda da bexiga recebe o nome de uretra prostática e associa-se com os dois ductos ejaculatórios.
Normalmente a glândula muda de tamanho durante a vida do homem, crescendo de acordo com a produção de testosterona. A próstata localiza-se na frente do reto e logo abaixo da bexiga, o que facilita o exame de toque retal. No seu interior passa a uretra, o canal que conduz a urina.
A próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino. Mais especificamente, é uma glândula localizada entre o pênis e a bexiga urinária. A próstata tem ligação direta com as vesículas seminais (responsáveis pela formação de um dos componentes do sêmen) e com a uretra.
Essa glândula não é exclusiva do organismo masculino, sendo encontrada em humanos e em outros mamíferos como roedores, cachorros, morcegos e coelhos. Conhecida também como glândula de Skene, a próstata feminina apresenta localização parauretral.
INTRODUÇÃO: A próstata é uma glândula com papel importante no sistema reprodutor masculino e feminino. Dados sobre esse órgão não foram completamente explorados em mulheres desde a sua primeira descrição, provavelmente por ser considerada uma glândula vestigial.
O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Sintomas provocados pelo câncer de próstata em estágio avançado
Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata: