1. [ Medicina ] Que tem eupneia ou facilidade em respirar (ex.: o paciente continua eupneico ). 2.
O adjectivo anictérico significa então "que não manifesta icterícia ou cor amarelada em tecidos e secreções" (ex.: o doente apresentava-se apirético e anictérico) ou "que não é acompanhado de icterícia" (ex.: afecção hepática anictérica).
Bradipneia refere-se a uma taxa de respiração mais lenta que o saudável. A taxa em que é diagnosticada bradipneia depende da idade do paciente e do nível de atividade física recente. É o oposto de taquipneia, respiração acelerada e pode agravar para apneia, nenhuma respiração.
1. Relativo a dispneia ou à dificuldade em respirar. ... Que ou quem sofre de dispneia .
Geralmente, adultos em condições normais tem entre 60 e 80 batimentos cardíacos por minuto. Para verificar a frequência respiratória, ponha a mão próxima às narinas do paciente para sentir se há entrada e saída de ar. Outra forma é encostar a cabeça no tórax do paciente e sentir os movimentos.
Frequência Respiratória 1. Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3. Avalie a frequência: conte o numero de incursões em 30 segundos e multiplique por 2.