O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.
São funções do Pedagogo:
O futuro da Pedagogia exige profissionais com formação inovadora e atualizada. Afinal de contas, eles também precisarão inovar nos processos de ensino e de interação com os alunos, certo? Aqui na Anhanguera, o curso de Pedagogia foi elaborado de acordo com as normas da BNCC com formação ampliada.
Para escolher Pedagogia requer muito mais do que habilidades, comunicação e didática. ... Contam bastante para assumir o comando de uma sala de aula, a sensibilidade para lidar com as diferenças, ter paciência, gostar de ajudar o próximo e, sobretudo, amar o que faz.
O que cai no vestibular de Pedagogia e como estudar?
Na realidade a pedagogia se divide contemporâneamente em dois ramos: a PEDAGOGIA ESCOLAR e a PEDAGOGIA NÃO-ESCOLAR.
A Grécia clássica pode ser considerada o berço da Pedagogia, pois foi na Grécia que nasceram as primeiras ideias acerca da acção pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.
O Pedagogo assume um papel importante como profissional da educação pela relevância política e social que comporta, pois seu objetivo é pautado no desenvolvimento da formação humana. Sua identidade está relacionada a diversas limitações, bem como a diferentes possibilidades.
Prática Pedagógica: Formação do aluno como cidadão crítico e atuante, respeitando os princípios éticos, políticos, culturais e sociais, comprometido com a construção de uma sociedade justa, socialmente equitativa e solidária, politicamente democrática, culturalmente pluralista e religiosamente ecumênica.