O osteoclasto é uma célula que compõe a matriz óssea, bastante grande em comparação à outras células, multinucleada, e que está envolvida na reabsorção e remodelagem do tecido ósseo.
Sua função básica é a de reabsorção da matriz óssea óssea, além da regeneração e da remodelação do tecido ósseo. É o Osteoclasto uma célula que apresenta uma borda irregular que aumenta a sua superfície de contato, aderindo-se assim à área em que será realizada a reabsorção óssea.
O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especial, tendo como uma de suas características mais marcantes a presença de material extracelular calcificado (matriz óssea). Essa matriz é rígida devido à calcificação mas também é elástica devido à presença de fibras colágenas.
Pq apesar de sua aparência simples, o osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Sendo formado por um conjunto de tecidos distintos e especializados que contribuem para o seu arranjo final. Cada osso individual pode ser considerado um órgão.
O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. É um tecido rígido graças à presença de matriz rica em sais de cálcio, fósforo e magnésio.
As células-tronco mieloides originam as hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos), as plaquetas (ou trombócitos) e os leucócitos (glóbulos brancos), tais como neutrófilos, basófilos, eosinófilos e monócitos. Já as células-tronco linfoides dão origem aos linfócitos B e T.
Este tecido tem, basicamente, a função de transportar substâncias dentro do organismo. No sangue distinguem-se duas partes: uma líquida, o plasma e, uma sólida, formada pelos elementos figurados.