Primeira fase do produto de conceção e desenvolvimento do ovo após a fecundação, na maior parte dos seres vivos. Na espécie humana, depois dos três meses, o embrião passa a designar-se feto.
Zigoto, embrião e feto são estruturas presentes no desenvolvimento embrionário dos seres vivos. O zigoto é a união do gameta masculino (espermatozoide) com o gameta feminino (ovócito). Após a primeira divisão do zigoto, surge o embrião. O feto é o desenvolvimento do embrião a partir do terceiro mês.
A semente é uma estrutura presente em gimnospermas e em angiospermas que garante a dispersão da espécie e a proteção do embrião contra a ação do meio. A semente é uma estrutura importante para o vegetal, pois garante, entre outras funções, uma proteção adequada ao embrião.
A parte suculenta que consumimos do caju, por exemplo, na realidade, não é um fruto, sendo essa estrutura chamada de pseudofruto ou fruto acessório. Por que a parte suculenta e comestível do caju não é chamada de fruto? a) Porque ela não possui semente. ... Os frutos são formados pelo desenvolvimento do ovário.
Fruto: é uma cápsula, chamada pixídio incompleto ou imperfeito, que recebe o nome de ouriço ou coco em espanhol. É esférico ou ligeiramente achatado, com casca muito dura e lenhosa, com células pétreas ou esclereídios.
O caju (do tupi-guarani “acayu” ou “aca-iu”, que significa “noz que se produz”) é visto, na maioria das vezes, como o fruto do cajuzeiro (Anacardium occidentale), o que não é correto.
A amêndoa é a parte comestível do fruto e dita, propriamente, como a semente do caju, tendo em média 30% do peso da castanha.