RESUMO - As glândulas ceruminosas são glândulas apócrinas modificadas encontradas na região profunda da derme que reveste a porção cartilaginosa do meato acústico externo. Os tumores originados dessas glândulas são raros.
A cera do ouvido, também chamada de cerume ou cerúmen, é produzida por glândulas sebáceas que se encontram no canal auditivo da orelha externa. As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções.
O cerúmen ou cerume, conhecido popularmente como "cera" ou "cera de ouvido", é uma secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo, denominado de meato acústico externo é produzido em pequenas quantidade, e sai espontaneamente.
De acordo com a especialista, o melhor remédio contra este tipo de zumbido é a paciência, já que, após um tempo de repouso, os sintomas somem. No entanto, mais perigoso do que a exposição esporádica a sons altos em shows é o uso constante de fones de ouvido com música em volume exagerado.
Também chamado de tinnitus, esse distúrbio faz com que o indivíduo escute constantemente um zumbido ou outros sons irritantes, como um similar ao de mosquitos. Na maioria dos casos, os ruídos aparecem como consequência de um processo de perda auditiva, que pode ser causado pelos mais variados problemas e hábitos.
Esse problema auditivo, também conhecido como zumbido é caracterizado pela sensação de ouvir chiados, assobios, ou outros sons que não existem no ambiente. O ruído pode ser intermitente ou contínuo e pode variar de volume e, em muitos casos está relacionado à perda da audição.