O que so benzodiazepnicos para que serve? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os benzodiazepínicos constituem o grupo de psicotrópicos mais comumente utilizados na prática clínica devido as suas quatro atividades principais: ansiolítica, hipnótica, anticonvulsivante e relaxante muscular 1.
Quem são os benzodiazepínicos?
Os benzodiazepínicos (diazepam, alprazolam, midazolam, etc) são medicamentos hipnóticos e ansiolíticos bastante utilizados na prática clínica.
O que provoca os benzodiazepínicos?
Os principais efeitos desses medicamentos são a redução da ansiedade e agressão, sedação e indução do sono, redução da tensão muscular e coordenação da ação anticonvulsivante. Seus efeitos colaterais podem ser problemas de memória, tontura, a diminuição de atividade psicomotora e dificuldade de concentração.
Como funciona benzodiazepínicos?
Os benzodiazepínicos agem no sistema de neurotransmissão gabaérgico, facilitando a ação do GABA. Como esse neurotransmissor é inibitório, essas drogas acentuam os efeitos inibitórios do sistema nervoso central, provocando efeito depressor.
Quais as vantagens dos benzodiazepínicos?
Os benzodiazepínicos têm qualidades que podem ajudar a reduzir a ansiedade e as convulsões, relaxar os músculos e induzir o sono. O uso a curto prazo desses medicamentos geralmente é seguro e eficaz. No entanto, o uso a longo prazo é controverso devido ao potencial de tolerância, dependência e outros efeitos adversos.
Quais os efeitos do uso abusivo dos benzodiazepínicos?
A dependência é tida como o grande vilão do uso crônico de benzodiazepínicos, uma vez que pode se desenvolver em poucos dias. A síndrome causada pela retirada abrupta da medicação pode ser responsável por uma série de sintomas como dor de cabeça, cansaço, insônia, tremor, diminuição da concentração e ansiedade.
Quais as desvantagens dos benzodiazepínicos?
Apesar da segurança, os BZDs apresentam desvantagens tais como dependência, “anestesia emocional”, piora da memória e coordenação motora fina, Page 12 entre outros (SILVA, 2009). O risco de dependência aumenta com a dose e duração do tratamento (FORSAN, 2010).
Qual os benefícios dos benzodiazepínicos na clínica odontológica?
São efeitos típicos dos benzodiazepínicos: redução da ansiedade, sedação e indução do sono, redução do tônus muscular e da coordenação motora e efeitos anticonvulsivantes, efeitos hipnóticos e amnésia anterógrada, caracterizada pelo esquecimento de fatos ocorridos durante o tratamento odontológico.
Quais os efeitos do seu uso abusivo?
As drogas podem gerar sérias consequências a saúde da pessoa, causando diversas alterações nas estruturas de seu organismo, como doenças cardiovasculares, respiratórias, problemas no fígado, no cérebro e transtornos psiquiátricos como a depressão ou ansiedade entre muitos outros.
O que são antidepressivos tricíclicos?
Os antidepressivos tricíclicos são potentes inibidores da recaptação de noradrenalina e serotonina, mas produzem pouca inibição da recaptação da dopamina, exceto a amoxapina, que inibe a recaptação da dopamina.
Quais as vantagens desvantagens no uso de benzodiazepínicos?
Os benzodiazepínicos têm qualidades que podem ajudar a reduzir a ansiedade e as convulsões, relaxar os músculos e induzir o sono. O uso a curto prazo desses medicamentos geralmente é seguro e eficaz. No entanto, o uso a longo prazo é controverso devido ao potencial de tolerância, dependência e outros efeitos adversos.