EQST

O Que So As Regras De Westgard?

O que são as regras de Westgard?

As “Regras de Westgard” são geralmente utilizadas com 2 ou 4 medições de controle por corrida, o que significa que elas são apropriadas quando dois materiais de controle diferentes1 são medidos uma ou duas vezes por material, que é o caso em muitas aplicações bioquímicas.

O que é Regras múltiplas de Westgard?

As Regras Múltiplas de Westgard são utilizadas para interpretar os resultados no sistema de Controle Interno da Qualidade (CIQ). Para tanto, utiliza-se uma combinação de critérios de decisão, com o objetivo de perceber comportamentos inadequados em uma ou mais corridas analíticas.

Qual a importância de utilizar o gráfico de Levey Jennings na rotina laboratorial Justifique sua resposta?

Levey-Jennings - Porque usar o gráfico no controle interno do laboratório clínico. ... Ele é um importante aliado do profissional de laboratório, no controle interno da qualidade, para evidenciar o estado do sistema analítico e ajudar a garantir a confiabilidade dos resultados entregues.

Qual o objetivo da utilização das regras de westgard no controle interno de qualidade?

As Regras de Westgard proporcionam maior sensibilidade do sistema na detecção de perdas de estabilidade. Elas traduzem probabilidade estatística e, quando violadas, deve-se analisar para encontrar a causa do problema e promover ações corretivas.

Qual a importância do PNCQ?

Dentre os órgãos que realizam esta gestão de qualidade há o PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), considerado o maior provedor de ensaio de proficiência de porte nacional que realiza o controle externo da qualidade obrigatório pela RDC 302:2005 da ANVISA.

O que é a Acreditação de laboratórios?

A acreditação laboratorial é um processo de avaliação da qualidade dos serviços e dos exames realizados em um laboratório. ... Assim, os laboratórios também podem otimizar processos e instituir boas práticas para garantir a eficiência da organização.

O que é variabilidade biológica?

A variação biológica é definida como a variação natural, de ocorrência fisi- ológica, independente das variáveis pré-analíticas. A resposta individual aos diferentes estímulos a que o organismo é submetido resulta numa amplitude de variação biológica que oscila entre os indivíduos.