Confira algumas das disciplinas que fazem parte das graduações de Ciências Sociais:
Campos
Segundo José Carlos Marion, contabilidade pode ser considerada uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas, ainda que se use de métodos quantitativos, não se pode confundi-la com as ciências matemáticas.
A ciência contábil é uma ciência social, uma vez que por definição a contabilidade é “a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais” (Lopes de Sá, 2010).
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Alguns exemplos de usuários da contabilidade são: os fornecedores, os investidores, o governo, os funcionários e os bancos. De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos.
Na dinâmica do mercado, os principais usuários da Contabilidade são: Investidores - têm uma parcela da empresa; injetam montantes financeiros; administradores - fazem a gestão e contabilidade das empresas.