Em comemoração à Independência, anualmente, há desfile de tropas militares, de forças de segurança e, também, de alunos de escolas em todo o país. “Estes eventos cívico-militares também têm o objetivo de servir de reflexão e rememorar a Proclamação da Independência.
Em termos simples, o desfile cívico está ligado a um ato patriótico que é exercido pelos civis ou cidadãos de um Estado. ... No Brasil, temos desfiles cívicos para expressar o patriotismo à República Federativa do Brasil, que completa aniversário de independência no dia 07 de Setembro (feriado nacional) de cada ano.
Desfile, marcha, cortejo, procissão ou parada é um evento comemorativo onde pessoas ou objetos móveis atravessam determinado caminho, sucedendo-se uns aos outros de forma coordenada, normalmente em filas.
Por causa da pandemia, desfile de 7 de setembro não será realizado em Santos. Neste ano, excepcionalmente, em razão da pandemia de covid-19, a Prefeitura de Santos não realizará o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro.
Publicado em 07/09/2020 - 09:21 Por Agência Brasil - Brasília. Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), não haverá desfile cívico-militar na Explanada dos Ministérios, para evitar aglomerações, que podem aumentar os riscos de contágio pela doença.
“O desfile das escolas de samba deve ocorrer em julho de 2021 havendo vacinação para a população e de acordo com a posição da capital no Plano São Paulo“, diz nota da Liga.
Carnaval no Rio de Janeiro Na cidade do Rio de Janeiro, tanto o desfile das escolas de samba quanto os blocos de carnaval do Rio de Janeiro foram cancelados. E não haverá eventos em data posterior em 2021. Como no estado e na cidade do Rio de Janeiro a terça-feira de carnaval é feriado, a folga está mantida.
O feriado será mantido na terça-feira (16) no estado e no município. A prefeitura justificou a suspensão do ponto facultativo como uma das medidas para evitar aglomerações na cidade, que obedece ao planejamento conjunto de diversos órgãos para o período de carnaval.