O que significa near miss materna? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Um caso de near miss materno é definido como “uma mulher que quase morreu, mas sobreviveu a uma complicação grave, ocorrida durante a gravidez, o parto ou em até 42 após o término da gravidez” (7,11).
Qual o papel do técnico de enfermagem no near miss materno?
A importância da abordagem do Near Miss possibilita ao enfermeiro oferecer técnicas hábeis e precisas para que o manejo com esta gestante ou puérpera que apresenta risco iminente de morte, mudando o desfecho da mesma, reabilitando a saúde, conforto e segurança.
O que é morbidade materna e fetal?
A morbidade materna é um continuum que tem início com a ocorrência de alguma complicação durante a gestação, parto e puerpério e que tem como possíveis desfechos a resolução ou a morte materna.
O que é morbimortalidade materna?
A morbidade materna grave, também conhecida como near miss, é um evento de quase morte causado por complicações graves ocorridas com a mulher durante a gravidez, parto ou puerpério.
O que é near miss OMS?
O near miss materno (NMM) é atualmente definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mulher que quase morreu, mas sobreviveu a complicações graves durante a gestação, parto ou até 42 dias após o término da gestação.
O que é morbidade gestacional?
Introdução. A morbidade materna grave, também conhecida como near miss, é um evento de quase morte causado por complicações graves ocorridas com a mulher durante a gravidez, parto ou puerpério.
Qual a principal causa da morte materna?
As duas principais causas específicas de morte materna no Brasil são a hipertensão e a hemorragia. Outras causas obstétricas diretas importantes são a infecção puerperal e o aborto.
O que é morte materna tardia?
Morte Materna Tardia - a morte de uma mulher, resultante de causas obstétricas diretas ou indire- tas, que ocorre num período superior a 42 dias e inferior a um ano após o término da gravidez.
O que é morbidade neonatal?
A mortalidade neonatal é determinada pela morbidade neonatal constituída por malformações congênitas e, em nosso meio, por causas perinatais, como baixo peso ao nascer, prematuridade, problemas relacionados ao parto e pós-parto imediato, precariedade nos serviços de saúde de pré-natal e parto.