O EDTA é um ácido que atua como ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação. ... É usado como descolorante para cabelos; pode ser também utilizado na fabricação de pães e derivados na indústria alimentícia.
EDTA (do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid) ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um composto orgânico que age como agente quelante, formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.
O EDTA reage através de seus dois radicais ácidos com o cálcio plasmático, formando um quelato, tornando-se um sal insolúvel, ou seja, ele irá se ligar aos íons cálcio da amostra e a cascata da coagulação será interrompida.
Em geral, os anticoagulantes têm como principal papel a interrupção da activação da cascata de coagulação, inibindo a formação da protrombina, impossibilitando a formação do coágulo.
A ação dos anticoagulantes pode ser dividida em: ação direta e ação indireta. Os de ação direta são aqueles capazes de inibir a cascata de coagulação, já os de ação indireta são os que agem através da interação com outras proteínas ou vias metabólicas alterando o funcionamento da cascata de coagulação (TREJO, 2004).
Dosagem inicial: recomenda-se que a terapia com Marevan® seja iniciada com uma dose de 2,5 mg a 5 mg ao dia, com ajustes posológicos baseados nos resultados de TP/RNI. Manutenção: na maioria dos pacientes, a resposta é satisfatoriamente mantida com uma dose de 2,5 a 10 mg ao dia.
Para quem toma Xarelto, Pradaxa, Eliquis e heparina, não há restrição alimentar. Já a ação do Marevan (varfarina sódica) é diminuída quando ingeridos alimentos ricos em vitamina k (folhas verdes escuras, como agrião, couve e espinafre).
Olá ! Não , não interfere . Não suspenda o medicamento até ordem médica .
O mesmo órgão informa que se você fizer uso de antidepressivos, anticoagulantes ou sofrer de pressão alta, é recomendável o consumo máximo de 0,6 gramas de maca peruana.