Significado de cuidar: No Ceará, esse verbo tem uso multiuso: apressar; aluir; agilizar; valo...
O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.
O que é Dialeto: É normalmente restrito a uma comunidade regional. É uma variante linguística, que tem origem em uma outra língua. ... São exemplos de dialetos no Brasil o dialeto mineiro, o dialeto gaúcho, o dialeto baiano e o dialeto carioca.
Dialeto é uma linguagem própria de determinadas comunidades e que existe simultaneamente à outra língua. Como no Brasil existe dialeto caipira, um jeito de se expressar próprio do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná, que coexiste com a Língua Portuguesa.
Por exemplo: o dialeto caipira se caracteriza pelo r retroflexo (como em "porta", "carta") e pela substituição do dígrafo "lh" por "i", como em "palha", "milho", que se leem "paia", "mio". Nos dois casos, ocorreu uma adaptação da fonética portuguesa à fonologia tupi.
Mesmo que existam comunidades que utilizem outros idiomas, apenas a língua portuguesa recebe o status de língua oficial. ... Dialeto: O dialeto é a variedade de uma língua própria de uma região ou território e está relacionado com as variações linguísticas encontradas na fala de determinados grupos sociais.
A língua portuguesa se misturou com as diversas línguas indígenas, principalmente o tupi, chamado de língua geral, que era usado na comunicação entre portugueses e indígenas. ... Mais tarde, o português falado no Brasil recebeu a influência dos idiomas africanos, por meio dos povos trazidos ao nosso país como escravos.
Já o Brasil fala português porque nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir de 1500. ... A língua portuguesa brasileira também sofreu influência das línguas tupis (indígena) e banto (africana). O tupi era a língua mais falada no Brasil até o século XVIII, quando o português foi imposto pela metrópole.
Terra geradora de grandes escritores da cultura literária clássica no Brasil, o Maranhão é apontado por estudiosos como o estado que fala o melhor português. A famigerada “Atenas brasileira” recebeu esse nome após a época dourada do cultivo de algodão, seguida por uma explosão cultural.