O que significa a conjunço se? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.
O que atrai o se?
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.
Quando nos viu Afastou-se?
Como norma geral, devemos colocar o pronome átono antes do verbo (Próclise), quando antes do verbo há palavras que exercem atração sobre ele, como: Conjunções subordinativas (quando, se, como, porque, que, enquanto, embora, logo que, etc): Enquanto se maquiava, chorava tristemente. Quando nos viu, afastou-se.