Resposta. Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre uma superfície de separação entre dois meios. Refração é o fenômeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente.
reflexão da luz é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio de origem. Os espelhos são os principais instrumentos utilizados com base nesse fenômeno. A reflexão da luz pode ser classificada em dois tipos: Reflexão difusa e reflexão regular.
Tipos de reflexão e refração
Existem dois tipos de reflexão: regular e difusa. A reflexão regular é aquela em que é possível enxergar uma imagem refletida, enquanto a difusa é a reflexão que emana de objetos que não são dotados de superfícies suficientemente lisas para promover uma reflexão regular.
Tipos de fenômenos ondulatórios
Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo ou uma superfície que separa duas regiões, esta interage com ele, o que gera alguns comportamentos específicos. Estes são chamados fenômenos ondulatórios, tema de física importante para o Enem.
Resposta. Fenômenos Sonoros. Sendo o som uma onda, ele apresenta as seguintes propriedades características: reflexão, refração, difração, interferência e ressonância.
Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo.
Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, ...
Ele é descrito por três elementos principais: temperatura, umidade e pressão atmosférica. Assim sendo, os fenômenos climáticos são eventos atmosféricos que ocorrem naturalmente em uma determinada região e diferem do comportamento usual.
Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição. Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas. Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar.
1 - Químico: ocorre desprendimento de gás. 2- Químico: Altera a matéria. 3- Físico: ocorre mudança de estado físico (não altera a matéria). 4 - Químico: descolore o tecido.
É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como: Físico, químico, físico.
Essas transformações em que apenas a aparência é alterada e não há formação de novas substâncias são chamadas de transformações físicas. Dependendo da pressão e da temperatura em que se encontra a matéria, ela pode existir em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
As transformações químicas, também definidas como reações químicas, consistem na transformação de novos produtos originados a partir de substâncias que foram submetidas a alterações das suas características iniciais, chamadas de reagentes.
Esse calor está relacionado com o movimento das partículas que compõem os materiais. ... Essa energia transferida é chamada de calor. Para ocorrer a transformação física do gelo em água líquida, por exemplo, basta fornecer energia na forma de calor para o gelo, que é a nossa matéria.