Por conta da grande flexibilidade da coluna dos recém-nascidos, movimentos como sacudir ou chacoalhar podem causar sérias lesões e devem ser evitados. Nessa faixa etária dê preferência para carrega-los em carrinhos de bebê e em bebês conforto, mantendo a cabeça sempre apoiada.
Com 3 meses, seu filho já terá o tronco mais firme e poderá ficar por mais alguns minutos assim. Logo ele será capaz de levantar a cabeça quando estiver de bruços e trocar de posição — de costas para a de bruços —. Esses grandes passos poderão acontecer, provavelmente, entre os 3 aos 6 meses de idade.
O que faz o bebê com 3 meses No 3° mês o bebê começa o desenvolvimento da coordenação motora de braços, pernas e mãos. O bebê poderá movimentar os membros de forma simultânea, unir as mãos e abrir os dedos, além de levantar a cabeça e de sacudir os brinquedos, sorri ao ser estimulado e pode soltar gritinhos.
Cada mês que avança nossa interação com o bebê passa a ser mais intensa. Nessa fase podemos destacar: Movimentação da musculatura na região da cintura, isso significa que essa região atingiu um fortalecimento adequado. Nesse momento o bebê já está apto a ficar sentado.
A "idade cronológica" é a idade real que o bebê tem, o tempo de vida dele depois do nascimento. Por exemplo: um bebê que nasceu dia 10 de Abril terá 3 meses de idade cronológica no dia 10 de Julho. A "idade corrigida" é a idade ajustada ao grau de prematuridade.
O bebê com 1 mês já apresenta sinais de satisfação no banho, reage ao sentir desconforto, acorda para comer, chora quanto tem fome e já é capaz de pegar um objeto com a mão. A grande maioria dos bebês com esta idade dorme o dia todo, porém alguns podem acordar de noite, trocando o dia pela noite.
Sua transmissão acontece pelo contato direto com outras crianças contaminadas com o vírus, bem como com suas fezes e saliva. Alimentos e objetos contaminados também podem transmitir o vírus. O período de incubação da mão-pé-boca é de três a seis dias e, no começo, é fácil confundir com outras doenças.
Trocar as fraldas, dar banho, vestir o bebê, entre outros cuidados básicos, são tarefas que você deve estar preparado. Um curso de paternidade responsável é uma ótima pedida para aprender a lidar com essas responsabilidades. Durante a licença paternidade você terá tempo para aprimorar essas habilidades.
O homem deve estar presente na amamentação Ele pode começar buscando o bebê no berço e ajudando a mãe a posicionar o filho no colo. Como a mulher deve se manter bem hidratada para amamentar, ele pode oferecer um copo d´água ou de suco, além de deixar tudo que ela precise logo ali, à mão.
Presença do pai é importante sempre, mas nos primeiros 1000 dias do bebê é fundamental.
O ato não se restringe a mãe. É importante também que o pai converse com o pequeno, ainda na barriga. Isso vai fazer com que o feto se acostume com aquela voz e reconheça mais fácil você quando sair da barriga. Sem falar que o gesto trará boas sensações para a mamãe, que passa isso diretamente para o filho.
Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.