Embora a maioria dos capitães de petroleiros tenha diploma universitário, é possível se tornar um com apenas o ensino médio ou GED. Escolher o curso de graduação certo é sempre um passo importante ao pesquisar como se tornar um capitão de petroleiro.
TRABALHAR EMBARCADO EM PLATAFORMA OU NAVIO DE PASSAGEIROS Para o embarque em plataforma é necessário o Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP) e para o embarque em navio de passageiros, o Curso Básico de Segurança de Navio (CBSN) e o Curso de Familiarização de Proteção de Navio (CFPN).
Para poder embarcar em plataformas é necessário ter as qualificações para a função que vai realizar, além de cursos básicos para trabalhar offshore – tais como CBSP e HUET, e NRs. Empresas de offshore favorecem quem já tem esses cursos no currículo.
O “Homem de Área“, também conhecido como “Roustabout“, faz parte do Departamento de Náutica (ou Marinha) de uma plataforma e tem como função auxiliar nas operações de movimentação de cargas, bem como auxiliar profissionais especializados nas atividades de manutenção e reparos, quando solicitados.
O que faz um Plataformista (Petróleo) Realizam pesquisa sísmica, perfuram poços em terra e mar. Avaliam área perfurada, extraem minerais líquidos e gasosos, realizam o processamento primário de separação de óleo, água e gás.
Como atuam em alto mar são conhecidos como trabalhadoresoffshore ou embarcados. O trabalho offshore impõe ao individuo uma rotina diferente da que encontramos entre a maioria dos trabalhadores. A saber, se são contratados pela Petrobrás, devem trabalhar 14 dias em mar e folgarem 21 dias.
R$ 2.