Oito maneiras de consumir mais aveia
O farelo de aveia é obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana. Já a farinha de aveia é produzida a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca, mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais.
Para potencializar os benefícios da aveia experimente juntar outros cereais, frutos secos e oleaginosas, como linhaça, chia, uva passa, amêndoas e nozes, e fazer uma mistura para acrescentar em frutas ou no iogurte.
Dentre os cereais, todos muito importantes para a dieta e a saúde, a aveia é o mais rico em fibras e o mais barato. Alguns de seus benefícios são prolongamento da sensação de saciedade, diminuição do colesterol ruim (LDL) e melhora no funcionamento do intestino.
Já as oleaginosas possuem toxinas na pele que as envolve e sobrecarregam o aparelho digestivo. Esses alimentos “despertam” ao ficarem de molho, ativando enzimas e outras substâncias capazes de anular os efeitos deletérios do ácido fítico. ... Deixe de molho de 7 à 12 horas e descarte a água posteriormente.
Não há qualquer contraindicação para o consumo da quinoa, desde que seja consumida nas quantidades adequadas (até duas colheres de sopa por dia). Isso porque ela é um alimento calórico, que se consumido em excesso pode desequilibrar a dieta.