Um desses conceitos é a patência apical, que segundo Buchanan, é a limpeza passiva do forame apical com uma lima de pequeno calibre, que tem como objetivo remover raspas de dentina contaminadas, restos pulpares e microrganismos que possam interferir no processo de reparo póstratamento endodôntico.
Para evitar esse acúmulo durante a limpeza e a modelagem, pode-se fazer a patência, que é a passagem de um instrumento compatível com o diâmetro foraminal, ultrapassando o limite de instrumentação com o objetivo de manter toda a extensão do canal livre.
Constrição apical – menor diâmetro a nível da porção apical do canal, que se encontra numa posição variável mas é usual- mente a 0,5-1mm do centro do foramen apical.
Batente apical: conhecido também como ombro apical, parada apical de instrumentação ou degrau apical, serve de anteparo Page 15 ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA 110 6 - PrEParo QuÍmICo mECânICo para o cone de guta-percha principal no momento da obtura- ção.
Anatomia do dente • É composto por polpa, dentina, esmalte e cemento. ... Terço Apical •O canal radicular é formado por dois cones invertidos em seu terço apical: • Canal dentinário; Aloja a polpa radicular, campo de ação do tratamento endodôntico.
É definida pela linha imaginária que tangencia as bordas do forame apical.
A ação das substâncias químicas associada à dos instrumentos endodônticos favorece a sanificação do sistema de canais radiculares por apresentar determinadas propriedades como: facilitar a ação dos instrumentos; auxiliar na remoção das raspas de dentina e restos orgânicos e inorgânicos e também apresentar propriedades ...
O preparo cervical pode ser definido pela ampliação do diâmetro na entrada e terço cervical do canal, criando acesso retilíneo aos terços médio e apical, proporcionando um desgaste anticurvatura, direcionado às zonas volumosas ou zonas de segurança.
A limpeza adequada da câmara pulpar evita que os dentes que passaram pelo tratamento endodôntico escureçam. ... Isso porque o álcool irá solubilizar o cimento obturador e com isto ele penetrará facilmente nos túbulos dentinários presentes na parede da câmara pulpar.
De acordo com a literatura, o limite CDC, local onde se encontram a dentina e o cemento, representaria o ponto de maior constrição do canal e ali deveria ser determinado o comprimento de trabalho.
SIQUEIRA JÚNIOR et al., 2015 Podemos afirmar que o momento ideal para a obturação do canal radicular é quando: I – A limpeza e modelagem do canal radicular deve ter sido completada; II – Houver ausência de exsudato; III – Ocorrer ausência de sintomatologia e odor.
Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.
PQM - TÉCNICAS DE PREPARO DO CANAL RADICULAR TÉCNICAS DE PREPARO DO CANAL RADICULAR CONVENCIONAL/SERIADA; ESCALONADA/ÁPICE-COROA/STEP-BACK COROA-ÁPICE/CROWN DOWN 1) CONVENCIONAL/SERIADA: Indicação: canais amplos e retos e somente para casos de BIOPULPECTOMIA.
As causas mais comuns para a necessidade de tratamento endodôntico de um dente são traumatismos, fracturas e cáries profundas e os sintomas variam de dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou calor e desconforto ao toque ou durante a mastigação.