" Marcha é um padrão cíclico de movimentos corporais que se repete indefinidamente a cada passo". - A marcha humana é um processo de locomoção. - No ato de caminhar ou correr há um padrão básico caracterizado pelo deslocamento rítmico das partes do corpo que mantém o indivíduo em constante progresso para diante.
A postura da marcha apenas se altera ligeiramente com a idade. Os idosos andam em posição ereta, sem inclinação anterior do tronco No entanto, caminham com maior rotação (para baixo) pélvica anterior e aumento da lordose lombar.
A vida de um organismo multi-celular costuma ser dividida em três fases: a fase de crescimento e desenvolvimento, a fase reprodutiva e a senescência, ou envelhecimento.
Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.
Com o passar dos anos, as células diminuem sua capacidade de renovação e cai drasticamente a produção das fibras de colágeno e elastina, que conferem firmeza e tonicidade. Assim, a pele perde elasticidade e se torna mais fina e flácida, passando a apresentar rugas.
O envelhecimento ocorre em todos os níveis celulares do organismo, sendo que cada tecido apresenta suas particularidades (CALDEIRA et al., 1989). É o resultado da danificação de moléculas, células e tecidos, os quais gradativamente perdem a capacidade de se adaptar ou de reparar um dano(NOCELLI, 2002).
Os vasos sanguíneos e o coração sofrem alterações morfoteciduais mesmo com o envelhecimento normal, relacionadas à senilidade não patológica ou “presbicárdia”. Fato é que o complexo cardiovascular sofre redução global de capacidade funcional e tolerabilidade ao esforço com o envelhecimento.
A exposição solar e os produtos avançados de glicação, também chamamos de AGEs, são dois dos principais fatores que aceleram o envelhecimento cutâneo.
7 dicas para prevenir o envelhecimento da pele
5 coisas que você não imagina mas que aceleram o envelhecimento
O envelhecimento cutâneo pode ser intrínseco ou cronológico, aquele que surge com a idade influenciado por fatores genéticos, ou extrínseco ou actínico aquele que surge influenciado por fatores externos tal como o tabaco, poluição, hábitos de vida e predominantemente, a radiação solar (fotoenvelhecimento).
O envelhecimento cutâneo é marcado clinicamente pela perda de elasticidade dos tecidos (perda da propriedade de voltar ao seu estado inicial após estiramento), pela alteração da textura da pele (espessamento ou adelgaçamento) e, à superfície, pelo aparecimento de anomalias superficiais (pequenos vasos, manchas ...
Os radicais livres também participam da gênese do processo do envelhecimento, originando reações químicas, principalmente a oxidação. Tais reações desencadeiam processos nocivos ao organismo e são influenciadas por radiações, doenças, fumo e estresse (FARINATTI, 2002; SCHNEIDER; OLIVEIRA, 2004).
De acordo com esta taxonomia, a Integridade da pele prejudicada é um diagnóstico real, que se refere à "epiderme e/ou derme alteradas", devido a fatores externos, que incluem: hipertermia ou hipotermia, substância química, umidade, fatores mecânicos (por exemplo, adesivos que arrancam os pêlos, pressão, contensão), ...
O estrato espinhoso apresenta células ligadas através de desmossomos, conferindo assim resistência ao tecido e um aspecto espinhoso. O estrato germinativo, também chamado de camada basal, contém as células-tronco da epiderme e é a sua camada mais profunda.
A pele fica mais fina quando somos idosos porque ela passa por uma importante redução na espessura da epiderme (sua camada mais superficial) e, principalmente, da derme (camada intermediária), com o passar dos anos. Tais processos ocorrem pela diminuição da densidade de fibras elásticas e de colágeno.
Key-words: dermis; aging; skin aging; epidermis; skin. Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo com a idade, sendo que, na pele, essas alterações são mais facilmente reconhecidas. Atrofia, enrugamento, ptose e lassidão representam os sinais mais aparentes de uma pele senil.