O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
A migração ocorre a partir dos fatores de repulsão: fome, guerras, epidemias, desemprego, entre outros; e de atração: emprego, oferta de melhores salários, disponibilidade de terras, democracias, liberdade religiosa. "Os fatores de atração direcionam o fluxo migratório", diz.
Consequências da EMIGRAÇÃO Para o país de origem Para o país de destino Positivas Negativas Positivas Negativas • Perda de mão-de-obra • entrada de divisas. com plena capacidade • Aumento da produtiva. disponibilidade de mão- • Aumento das taxas de • Difusão de novas ideias de-obra. desemprego. e costumes.
Resposta: PONTOS POSITIVOS - aumento da mão-de-obra boa e barata; crescimento econômico rápido. PONTOS NEGATIVOS - interferência na cultura de outro país; xenofobia (trabalho, religião, outros aspectos).
As desvantagens são a perda mão-de-obra qualificada, produtividade mais reduzida, ainda que com qualidade. Por último, a sociedade regista um maior índice de emprego, mais facilidades por via da diminuição populacional trabalhadora e injecção de capitais externos.
- Tiram o direito de muitos trabalharem no seu próprio país… Para a sociedade tem a seguinte vantagem: - Intercâmbio cultural… A imigração beneficia os países, os de origem e os de destino,o emigrante médio que sai da América Latina ou da Ásia tem mais do dobro da escolaridade do que os que ficam.
A imigração não tem impacto expressivo na segurança pública do país. ... Mais voltada aos direitos humanos, a nova lei concede mais direitos aos imigrantes, desburocratiza a renovação de visto e descriminaliza aqueles em situação irregular, que já não vão mais presos por isso.
Entre os países receptores, aqueles que apresentam o maior saldo líquido de imigração são nações pequenas e com grande produção de petróleo (Bahrain, Omã, Qatar e Kuwait) ou países ricos como Luxemburgo, Alemanha, Canadá, Singapura, etc. Ainda cabe destaque as duas cidades chinesas: Macau e Hong Kong.