EQST

O Que O Sistema Nervoso Ganglionar?

O que é o sistema nervoso ganglionar?

Sistema Nervoso. Nos possuidores de muitos gânglios nervosos, os da região anterior – gânglios cerebróides – são mais desenvolvidos e funcionam como um cérebro rudimentar que controla os demais gânglios. ... Este tipo de organização nervosa é chamada de Sistema Nervoso Ganglionar.

O que os platelmintos excretam?

O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.

Como é o sistema excretor da planária?

O sistema excretor das planárias situa-se ao longo das laterais do corpo, no mesênquima. Ele é composto de protonefrídios, que são túbulos ramificados dotados, na extremidade, de uma célula especializada na absorção de água e excreções acumuladas nos espaços entre os tecidos corporais.

Como ocorre a excreção das planárias?

A excreção das planarias é considerada simples, para eliminar a água do interior celular há vários canais no seu organismo, denominados célula – flama e um citoplasma fino no qual encaminham a água através das covas ao sistema excretor.

Como ocorre a digestão dos animais?

Nos animais pluricelulares mais simples, como as esponjas, a digestão é exclusivamente intracelular e ocorre no interior de células especiais conhecidas como coanócitos e amebócitos. ... No homem e em todos os vertebrados, a digestão é extracelular e ocorre inteiramente na cavidade do tubo digestório.

Como ocorre o processo de digestão dos ruminantes?

Na primeira etapa o alimento é mastigado e enviado para o rúmen e o retículo. Na segunda, o bolo alimentar regurgitado retorna à boca através de contrações similares às que provocam o vômito, sendo novamente mastigado e posteriormente deglutido em direção ao omaso e abomaso.

Quais são as principais funções do TGI?

O trato GI processa os alimentos para obter energia e livrar o corpo de resíduos sólidos. Depois que os alimentos são mastigados e engolidos, passam pelo esôfago, onde um tubo transporta os alimentos da garganta até o estômago.

Quais são as enzimas digestivas e suas funções?

Enzimas digestivas são proteínas com função de “quebrar” macromoléculas em porções menores, facilitando sua absorção no organismo através do intestino. Elas podem ser produzidas naturalmente pelo corpo ou ingeridas a partir da alimentação, assim acelerando as reações químicas do organismo.

Quais as principais enzimas que atuam no estômago?

No estômago, o alimento é misturado com a secreção estomacal, o suco gástrico (solução rica em ácido clorídrico e em enzimas (pepsina e renina). A pepsina decompõe as proteínas em peptídeos pequenos. A renina, produzida em grande quantidade no estômago de recém-nascidos, separa o leite em frações líquidas e sólidas.

Quais são as enzimas pancreáticas envolvidas na digestão?

O pâncreas secreta enzimas digestivas no duodeno e hormônios na corrente sanguínea. As enzimas digestivas (como amilase, lipase e tripsina) são liberadas pelas células dos ácinos e fluem para o duto pancreático.

Quais são essas substâncias liberadas quando o bolo alimentar chega no estômago?

Quando no estômago, o bolo alimentar sofre ação do suco gástrico, uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas digestivas. O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago.