A Fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, bem como dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
A Morfologia, é a ciência que trata do estudo das formas biológicas dos seres vivos, levando em consideração as características anatômicas dos mesmos e se tornando ferramenta fundamental para a identificação e classificação das espécies. Fisiologia: Estudo da função dos órgãos. ...
Divisões. A morfologia comparativa é a análise dos padrões do locus das estruturas dentro do plano do corpo de um organismo e forma a base da categorização taxonômica. M. funcional é o estudo da relação entre a estrutura e função das características morfológicas.
O curso de Morfologia é uma nova modalidade de técnica para se descobrir as anomalias que se encontram no sangue e provocam as doenças. O objetivo do curso é levar o aluno, através da análise de uma gota de sangue pelo microscópio, a identificar todas as anomalias existentes no sangu.
A morfologia eritrocitária tem objetivo de avaliar as alterações de formato dos eritrócitos, de inclusões, do tamanho e coloração (modificações nas propriedades tintoriais) para fornecer subsídios para o diagnóstico de anemias e orientação no diagnóstico de outras doenças.
3) Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos. Pode ser visualizado macro ou microscopicamente.
A necrose é a soma das alterações morfológicas que se seguem à morte celular em um tecido ou em órgãos vivos. Dois processos são responsáveis pelas alterações morfológicas básicas da necrose: desnaturação de proteínas e digestão enzimática das organelas ou outros componentes do citosol.