EQST

O Que O Percevejo Pode Causar Na Soja?

O que o percevejo pode causar na soja? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que o percevejo pode causar na soja?

Os danos causados pelos percevejos podem resultar no abortamento de vagens e grãos, vagens falhadas, grãos chochos, perdas de peso e qualidade. Tomando como capacidade média de danos equivalente a um grão por dia e o período da fase reprodutiva ao enchimento de grãos de 35 dias, o dano será de 56kg de grãos/ha.

Quando controlar percevejo na soja?

No caso do percevejo da soja, o período crítico de controle se inicia no estágio R3 (início do desenvolvimento de vagens ou canivete) e estende-se até o estágio de maturação fisiológica da cultura, R7. Frequentemente, é possível observar infestações no início do período reprodutivo, antes mesmo do estágio R3.

Qual percevejo causa maior dano na soja?

PERCEVEJO PEQUENO (PIEZODORUS GUILDINII) Trata-se de uma espécie oligófaga, sendo encontrado também em feijão, feijão guandu, crotalárias e anileiras. Estudos indicam ser esta espécie a mais prejudicial, causando os maiores danos na qualidade das sementes e na retenção foliar anormal nas plantas de soja.

Qual estádio fenológico da soja e crítico ao ataque de percevejos?

A seguir, ao final do desenvolvimento das vagens (R4) e inicio de enchimento dos grãos (R5. 1) a população tende a aumentar mais e é quando a soja é mais suscetível ao ataque. É o chamado período crítico.

Como controlar percevejo marrom na soja?

Para o controle do percevejo marrom da soja e outros percevejos é essencial que se faça o monitoramento da praga. O monitoramento deve ser iniciado na fase de floração R1 a R2 e deve ser feito semanalmente na fase crítica de desenvolvimento da semente (R3 a R6), onde ocorre as maiores densidades populacionais da praga.

Qual é o período crítico das plantas de soja ao ataque de percevejos?

Na cultura da soja, o período crítico para a presença de percevejos na lavoura compreende as fases de enchimento de grãos. Assim, o monitoramento deve iniciar no começo do período de pré-floração e se estender até a maturação fisiológica (imagem 6).