EQST

O Que O Crime De Leso Corporal?

O que é o crime de lesão corporal?

As formas qualificadas do crime de lesão tem as penas mínimas e máximas maior que a forma simples. A lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte, quando praticadas contra autoridades ou agentes descritos nos art. 142 e 144 da CF são considerados crimes hediondo.

Qual a pena por lesão corporal dolosa?

Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena – detenção, de três meses a um ano.

Qual a pena para lesão corporal leve?

Lesão corporal leve – Crime previsto no artigo 129 do Código Penal. Pena de detenção de 3 meses a 1 ano. Considerado crime de baixo potencial ofensivo.

O que é uma lesão corporal culposa?

Desta forma, comete o crime do artigo 303 o condutor de veículo automotor que ofende a integridade corporal ou a saúde de outra pessoa, por imprudência, negligência ou imperícia (ou seja, sem a intenção de produzir o resultado).

O que é uma lesão corporal dolosa?

Lesão corporal seguida de morte Neste caso, o agente tem que desejar ferir sua vítima (lesão corporal dolosa) mas a morte deve ser consequência imprevisível e indesejada de sua ação. Não admite tentativa. O dolo não é de matar, mas apenas de ferir a vítima e a morte sobreveio como resultado indesejado.

Qual a diferença entre lesão corporal culposa e dolosa?

Em outras palavra, dolo é um sinônimo de vontade, incluindo intenção e objetivo. Via de regra, um crime doloso tende a ser mais grave do que um crime culposo. ... Alguém que comete homicídio culposo, no entanto, acabou matando alguém em função de uma ação que não objetivava aquele resultado.

O que caracteriza lesão corporal leve?

O que define o nível da lesão corporal não é o que foi feito, mas sim as consequências que a ação pode desencadear na vítima. Por exemplo: digamos que uma pessoa apanhou bastante, mas os danos foram pequenos, como alguns hematomas que podem sumir em alguns dias. Nesse caso, a lesão corporal se enquadra como nível leve.

Quando prescreve o crime de lesão corporal leve?

no crime de lesão corporal de natureza leve, ou no de lesão corporal culposa, em que a pena máxima cominada de um ano de detenção indica o prazo prescricional de quatro anos, mas se a pena que vier a ser aplicada for inferior àquele máximo de um ano, o prazo de prescrição, passando a ser regulado pela pena aplicada, ...

Quando ocorre lesão corporal culposa?

2.13 Lesão corporal culposa Diz o art. 18, II, do Código Penal que o crime é culposo quando praticado com imprudência, negligência ou imperícia.

O que qualifica a lesão corporal?

Lesão corporal é resultado de atentado bem sucedido à integridade corporal ou a saúde do ser humano, excluído o próprio autor da lesão. O crime pode ser praticado por ação ou omissão.

Quais são as lesões corporais gravíssimas?

No tocante ao número de cenários que culminam com sua aplicação, são 5 os casos: (I) incapacidade permanente para o trabalho; (II) enfermidade incurável; (III) perda ou inutilização do membro, sentido ou função; (IV) deformidade permanente; ou (V) aborto.

Qual o tipo de ação penal no crime de lesão corporal?

Atualmente, o crime de lesões corporais, previsto no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), é processado por ação pública incondicionada – ou seja, pode ser promovida pelo Ministério Público sem que haja manifestação de vontade da vítima.

Qual a diferença entre conduta dolosa e culposa?

Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.

Quais os crimes culposos no Código Penal?

Crime culposo é, segundo o Código Penal, “quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia” (artigo 18, inciso II). ... São exemplos de atos que podem ocasionar crime culposo: ultrapassagem proibida, excesso de velocidade, trafegar na contramão. Já a negligência ocorre por falta de uma ação.

Quais os tipos de lesões leves?

As lesões corporais leves constituem quase 90% dos casos relatados e são representados por escoriações, danos superficiais na pele, edemas, entorses e luxações e outros na camada superficial.

Qual o prazo prescricional do crime de lesão corporal?

no crime de lesão corporal de natureza leve, ou no de lesão corporal culposa, em que a pena máxima cominada de um ano de detenção indica o prazo prescricional de quatro anos, mas se a pena que vier a ser aplicada for inferior àquele máximo de um ano, o prazo de prescrição, passando a ser regulado pela pena aplicada, ...

Como calcular a prescrição da pena?

E esse tempo é calculado baseado nas penas para os crimes. Por exemplo, para um crime apenado com pena acima de 2 anos e abaixo de 4 anos, a prescrição ocorre em 8 anos. Como a pena máxima para a formação de quadrilha é de 3 anos, ela cai nesse prazo de prescrição de 8 anos.

O que diz o artigo 129?

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

Como se comprova a materialidade do crime de lesão corporal?

O exame de corpo de delito, portanto, trata-se de uma prova pericial realizada por pessoa com conhecimento técnico ou cientifico nos vestígios materiais deixados pelo crime, buscando comprovar a materialidade e autora delitiva[3], verificando-se também o alcance de suas consequências, devendo ser realizado diretamente ...