Pantomima (do grego antigo παντόμῑμος, transl. pantómīmos: literalmente 'que imita em tudo') é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica. É a arte de narrar com o corpo.
Mímica é uma das formas de comunicação humana, normalmente conhecida como a arte de expressar os pensamentos e/ou os sentimentos por meio de gestos, é dentro das artes cênicas, o estudo da ação física do homem em seu meio.
substantivo feminino Modo de imitação, de demonstração dos pensamentos por meio de gestos, de expressões físicas ou fisionômicas: a exposição trará uma mistura de dança tradicional japonesa e mímica. Conjunto dos gestos que acompanham ou representam a fala; gesticulação: fiz aula de mímica e de expressão corporal.
Nome dado à área da mímica que cria e explora as ilusões de objetos no espaço. O gestual da mímica objetiva é o mais fiel possível às ilusões criadas, isto é, nela, a parede será uma parede e a corda uma corda evitando as metáforas na movimentação.
Resposta: Já na Mímica Subjetiva se envolve emoções, sentimentos e a sensibilidade das pessoas, se utilizando de metáforas, ou seja, os objetos representados teriam relação com algum estado interno emocional do espectador, partindo do lirismo do próprio ator, frisando que nestes casos, a racionalidade não teria espaço.
Pantomima é uma modalidade do teatro baseada principalmente em gestos e atitudes características que não utilizam a intervenção das palavras. Consiste em uma espécie de teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras, dando maior ênfase nos movimentos através da mímica, atitudes e expressões faciais.
A forma correta é patacoada. A palavra formou-se a partir do nome patacão, que significa «estúpido», mais o sufixo -ada, que significa «ação». A palavra patacoada significa «um dito ou uma ação estúpida, um disparate».