O que linfoma de Hodgkin? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.
Qual a fisiopatologia do linfoma de Hodgkin?
Fisiopatologia. O linfoma de Hodgkin resulta da transformação clonal das células de origem da célula B, dando origem às células de Reed-Sternberg binucleadas patognomônicas.
Qual o linfoma mais grave o Hodgkin ou o Não-hodgkin?
O linfoma de Hodgkin é frequentemente diagnosticado em um estágio inicial e, portanto, é considerado um dos cânceres mais tratáveis e curáveis. O linfoma não-Hodgkin geralmente não é diagnosticado até que tenha atingido um estágio mais avançado.
Como descobrir linfoma de Hodgkin?
Qual exame detecta o Linfoma de Hodgkin? O hemograma completo (exame de sangue) deverá ser pedido, isso porque nele constam importantes dados utilizados em avaliação de risco da doença. A partir dos sintomas, o médico também irá solicitar uma biópsia do linfonodo, que será avaliada em laboratório.
Qual a relação entre as cadeias de linfonodos e o estadiamento do linfoma de Hodgkin?
No estadiamento I, o paciente só tem uma cadeia de linfonodo comprometida, então apenas uma região do corpo está afetada. Pode ser a região cervical ou axilar. Já no II, que é um pouco mais avançado, o paciente tem duas regiões do corpo comprometidas pelos linfonodos.
Quais as complicações do linfoma de Hodgkin?
Uma das complicações do linfoma de Hodgkin é a sua capacidade de atingir outros locais do corpo sejam eles órgãos linfáticos ou não linfáticos, conhecida como metástase. A metástase pode comprometer outras partes do corpo e piorar o quadro da doença.